_Ciência

Arrotos de vacas geram explosão e matam 18 mil cabeças de gado nos EUA

Explosão em fazenda leiteira é a maior já registrada na história dos EUA. Mulher saiu gravemente ferida. Veja o vídeo

Arrotos de vacas geram explosão e matam 18 mil cabeças de gado nos EUA

Imagem: Twitter/Reprodução

Uma grande explosão matou 18 mil cabeças de gado em uma fazenda leiteira no estado do Texas, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (10). A principal suspeita é que o gás metano presente no local – proveniente de arrotos e puns de vacas – tenha sido incendiado por uma máquina defeituosa.

Incêndios em celeiros e fazendas de gado são comuns, uma vez que o metano é produzido naturalmente pelo sistema digestivo desses animais ruminantes.

Porém, segundo autoridades norte-americanas, esta foi a maior mortandade de gado registrada em um único incidente do tipo na história do país – um número que representa 20% do gado abatido normalmente em um único dia em todos os Estados Unidos.

Na tragédia desta semana, acredita-se que uma máquina, que suga o estrume e a água, superaqueceu e produziu a ignição do metano, provocando a explosão. O incêndio acabou matando as vacas que estavam presas em um grande curral aguardando para serem ordenhadas.

As vacas representavam cerca de 90% do rebanho total da fazenda. O prejuízo com a morte do gado é estimado em US$ 36 milhões (R$ 177 milhões na cotação atual) – isso sem incluir as perdas com infraestrutura.

Nas redes sociais, usuários postaram fotos e vídeos mostrando a dimensão da tragédia.

“É impressionante. Acho que nunca aconteceu antes por aqui. É uma verdadeira tragédia”, disse o prefeito da cidade de Dimmitt, Roger Malone, ao USA Today.

Uma mulher que estava no local no momento da explosão ficou gravemente ferida e foi levada para um hospital da região. Não houve outras vítimas.

O último grande acidente do tipo nos EUA ocorreu em 2020, quando um incêndio em uma fazenda do estado de Nova York matou cerca de 400 vacas.

Sair da versão mobile