Artemis 1: NASA já tem data para a 3ª tentativa de ir à Lua
A NASA decidiu adiar (mais uma vez) o lançamento da missão Artemis 1. Agora, a agência espacial mira o dia 27 de setembro como data provável para a terceira tentativa de decolagem do foguete lunar.
No último fim de semana, a NASA afirmou que técnicos concluíram os reparos no tanque central do foguete SLS (sigla em inglês para “Sistema de Lançamento Espacial”). Na ocasião, a agência marcou para o próximo sábado (17) um teste de abastecimento para verificar se o SLS não está mais vazando combustível – o que liberaria o foguete para o lançamento no dia 23.
Contudo, a agência remarcou esse teste do dia 17 para 21, afirmando que precisará de mais tempo para os preparativos desse procedimento. Isso permitirá que as equipes de engenheiros possam descansar o suficiente e que os suprimentos de combustíveis criogênicos sejam reabastecidos.
Com essa nova data, um lançamento no dia 23 de setembro é impossível de ser cumprido por questões logísticas. Dessa forma, a NASA espera tirar a Artemis 1 do chão no próximo dia 27, às 12h37 (horário de Brasília), ou, no mais tardar, no dia 2 de outubro, às 15h52.
Vale ressaltar que a decolagem ainda depende de uma aprovação da Força Espacial dos EUA, que exige um teste a cada 20 dias nas baterias do sistema de terminação de voo – responsável por destruir o foguete caso ele saia do curso.
Para a segunda tentativa de lançamento, no início deste mês, a NASA já tinha conseguido uma extensão na licença de voo de 20 para 25 dias – prazo este que venceu na última semana. Agora, a agência pede que esse prazo seja ampliado novamente, para 40 dias.
Caso o pedido de extensão seja negado, o foguete da Artemis 1 terá que ser retirado da plataforma de lançamento e levado de volta ao VAB – o edifício de montagem da NASA – para um novo teste nas baterias e que seja emitida uma nova licença. Neste caso, o cronograma sofrerá novos atrasos.
Artemis 1 tem conflito de agenda com a SpaceX
A NASA afirma que está estudando o impacto do lançamento da Artemis 1 nos preparativos para o lançamento da missão Crew-5, pela SpaceX, que levará quatro novos astronautas para a ISS (Estação Espacial Internacional) – previsto para o dia 3 de outubro.
A agência diz que as equipes estão trabalhando paralelamente nos procedimentos de pré-lançamento das duas missões e que continuará a acompanhar de perto o cronograma da Artemis 1 e da Crew-5 nas próximas semanas.
A Artemis 1 tem o objetivo de testar o foguete SLS e a espaçonave Orion em uma viagem de ida e volta à Lua. Caso seja lançado no dia 27, a missão terá duração de 39 dias, com a Orion retornando à Terra no dia 5 de novembro.