Ciência

As 10 comidas que um cachorro nunca pode comer

É importante saber que existem vários alimentos que são prejudiciais e tóxicos para os cachorros. Veja a lista das comidas proibidas
Imagem: Comvet/Reprodução

Por mais que às vezes eles sejam a nossa cara, os cachorros têm um organismo bem diferente dos humanos. Isso significa que algumas coisas que podem ser inofensivas para as pessoas, sejam mortais para um animalzinho.

Por isso é importante se atentar que existem vários alimentos que são prejudiciais e até mesmo tóxicos para cães.

Aqui estão 10 comidas que um cachorro nunca deve comer:

Chocolate: O chocolate contém substâncias chamadas teobromina e cafeína, que são tóxicas para os cães e podem causar problemas cardíacos e neurológicos.

Uvas e passas: Mesmo em pequenas quantidades, uvas e passas podem causar insuficiência renal aguda em cães.

Cebola e alho: Esses vegetais contêm compostos que podem danificar as células vermelhas do sangue dos cães e causar anemia.

Abacate: O abacate contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica para os cães e causar problemas gastrointestinais.

Macadâmias: As macadâmias podem causar vômitos, fraqueza, tremores e hipertermia em cães.

Carne crua: A carne crua pode conter bactérias como a Salmonella ou parasitas que podem causar infecções gastrointestinais graves.

Ossos cozidos: Ossos cozidos podem lascar e causar ferimentos na boca, garganta e trato gastrointestinal do cão.

Álcool: O álcool é extremamente tóxico para os cães e pode causar intoxicação, depressão do sistema nervoso central e até mesmo a morte.

Comida rica em sal: Alimentos excessivamente salgados podem levar a problemas de saúde, como intoxicação por sódio, em cães.

Xilitol: Um adoçante artificial encontrado em muitos produtos sem açúcar. Resumidamente, o xilitol pode causar uma rápida liberação de insulina nos cães, levando à hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), convulsões e danos no fígado.

É importante lembrar que a dieta de um cão deve consistir principalmente de alimentos formulados especificamente para eles, e um veterinário deve orientar qualquer alteração na alimentação.

Além disso, os animais não devem consumir comida de humanos por várias razões, uma vez que eles têm requisitos dietéticos específicos em termos de proteínas, vitaminas e minerais que a comida humana pode não atender.

Alimentar animais com comida humana também pode reforçar comportamentos indesejados, como mendicância à mesa, agressividade alimentar e até mesmo a recusa em comer sua própria comida saudável.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas