As 10 melhores séries de 2022 (até agora); saiba quais são

Entre as melhores produções do ano, estão as séries “This Is Us”, “Bridgerton”, “Euphoria”, “The Boys” e “Stranger Things”. Confira a lista completa dos queridinhos do primeiro semestre
séries
Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Como o tempo passa rápido! Piscamos… E metade de 2022 já foi embora. Mas tivemos tempo suficiente para séries marcantes, com muitas estreias aguardadas, que chegaram quebrando tudo, e novas temporadas de velhas conhecidas.

O primeiro semestre foi responsável por seriados com diversidade temática. O que falta mesmo é tempo para absorver todo esse conteúdo. Como você leu aqui no Gizmodo Brasil, já fizemos esta lista das 100 melhores séries de todos os tempos, segundo o site Stacker, e esta outra, que reúne as 100 melhores séries do século segundo a opinião de leitores da BBC.

Pensando nisso, separamos as 10 melhores séries de 2022 que foram exibidas de janeiro até o final de junho, levando em conta aquelas que estão disponíveis em streaming no Brasil. Confira:

10 – “Ms. Marvel” (Temporada 1)

A série apresenta Kamala Khan (Iman Vellani), uma adolescente muçulmana americana que cresce em Jersey City. Fã do mundo geek, Kamala é apaixonada pelo mundo de super-heróis, principalmente quando se trata da Capitã Marvel. No entanto, a garota sente que não se encaixa na escola e às vezes até em casa – isto é, até obter superpoderes como os heróis que ela sempre admirou. 

A protagonista da nova série original da Marvel Studios para o Disney+ apresenta poderes diferentes de outros personagens do Universo Cinematográfico da Marvel. “Ms. Marvel” tem a capacidade de ampliar e diminuir partes do seu corpo, alongando os braços, mãos e pernas, aumentando sua capacidade física para combater os inimigos. Além disso, a protagonista apresenta uma força cósmica que a ajuda em todos os seus desafios. 

9 – “All of Us Are Dead” (Temporada 1)

Com o sucesso de produções sul-coreanas como “Round 6”, a Netflix vem investindo pesado em diversos nos famosos doramas. É nesse sentido que nasce “All of Us Are Dead”, a produção baseada na webtoon “Now at Our School” de Joo Dong-geun. A série foca sua história em uma pequena cidade que foi invadida por zumbis,  por conta de um vírus misterioso. Por lá, uma escola de ensino médio se torna o epicentro da infecção, com estudantes lutando contra uma horda crescente de zumbis, precisando se manter vivos.

Presos, eles buscam alguma saída enquanto precisam sobreviver à versões zumbis de seus professores e amigos que perderam ao longo do caminho. Enquanto isso, do lado de fora, as autoridades buscam maneiras de conter o avanço do vírus, ao mesmo tempo em que cientistas procuram entender a doença, como se comportam os humanos transformados em zumbis, para assim produzirem uma cura ou pelo menos desacelerar o contágio.

8 – “Cavaleiro da Lua” (Temporada 1)

A Marvel não para de investir pesado na Fase 4, e outra produção que chegou no Disney+ foi “Cavaleiro da Lua”. A série é focada em Marc Spector. Nos quadrinhos, ele é um ex-militar que vira mercenário. Sua vida muda completamente quando, em uma missão no Egito, ele recebe a visita do deus Khonshu, que o transforma no “Cavaleiro da Lua”, um avatar da divindade egípcia.

E aí que nasce o herói! Steven Grant é um gentil e educado funcionário de uma loja de souvenir, que fica atormentado com apagões e memórias de outra vida. Steven descobre que tem transtorno dissociativo de identidade e divide o corpo com o mercenário Marc Spector. À medida que os inimigos de Steven/Marc se voltam para eles, ambos devem navegar em suas complexas identidades enquanto mergulham em um mistério mortal entre os poderosos deuses do Egito.

7 – “This Is Us” (Temporada 6)

A aclamada e multipremiada série dramática, vencedora de quatro Prêmios Emmy, não poderia ficar de fora desta lista! A 6ª e última temporada de “This Is Us” estreou esse ano, e finalizou a cativante história da família Pearson. A produção norte-americana acompanha o início do namoro de Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore), o nascimento dos filhos Randall (Sterling K. Brown), Kate (Chrissy Metz) e Kevin (Justin Hartley) e os traumas de infância e adolescência misturam-se com dramas atuais, como os dilemas enfrentados pelos irmãos na vida adulta e a descoberta de segredos avassaladores. 

6 – “Peaky Blinders” (Temporada 6)

Se tem uma série da Netflix que foi muita esperada esse ano, com certeza foi a 6ª e última temporada de “Peaky Blinders”. Situada nas violentas ruas de Birmingham nos anos 1920, a produção retrata a evolução brutal da família criminosa Shelby e de seu líder, Tommy Shelby (Cillian Murphy), de gângster a legítimo homem de negócios e membro do parlamento, sempre ao lado do irmão Arthur (Paul Anderson).

Tommy Shelby e seus irmãos retornam a Birmingham depois de servir no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial. A gangue de criminosos controla a cidade com mãos de ferro, construindo um império que vai desde corridas de cavalo adulteradas e roubo de carregamentos até parcerias secretas com os russos.

À medida que sua família se destaca nos negócios, novas alianças se formam, bem como novas e perigosas rivalidades. Ao mesmo tempo que vive as transformações políticas, econômicas e sociais do início do século 20, Shelby precisa lidar com os traumas de seu próprio passado, que parecem atormentá-lo diariamente. 

5 –  “The Boys” (Temporada 3)

Sucesso do Prime Video, a 3ª temporada de “The Boys” não poderia ficar de fora desta lista. A produção original da plataforma de streaming estreou o novo ano no dia 3 de junho e logo alcançou 17% mais audiência do que a segunda temporada, e 234% mais público do que a primeira. 

A série é baseada na HQ de mesmo nome, assinada por Garth Ennis. A trama aborda o que aconteceria se super-heróis fossem criados e comandados por uma grande corporação e tivessem uma moral questionável.  Na produção, um superintendente da CIA que monitora de perto uma comunidade de super-heróis, já que seu status de celebridade os corrompeu e os levou a se envolver em comportamentos imprudentes que comprometem o mundo. Alguns dos personagens são paródias de membros da Liga da Justiça. 

O sucesso é tanto que a atração ganhou um spin-off animado, uma animação antológica de oito episódios também disponível no Prime Video. “The Boys Presents: Diabolical” traz contos inéditos ambientados no mesmo universo da trama, tão chocantes quanto a produção original. 

4 – “Bridgerton” (Temporada 2)

https://www.youtube.com/watch?v=SEBUt-BjGf8&t=14s

Outra produção de sucesso da Netflix que chegou com tudo neste ano, foi a 2ª temporada de “Bridgerton”. Produzida por Shonda Rhimes, a série é um dos maiores sucessos da Netflix, e o enredo acontece segundo a história dos livros de Julia Quinn. A série estreou no final de dezembro de 2020 e foi o produto original da plataforma de streaming mais assistido, sendo superada apenas por “Round 6”.

Nos novos capítulos lançados esse ano, acompanhamos a história de Anthony (Jonathan Bailey), o filho mais velho dos Bridgerton que, agora, precisa encontrar uma esposa. Com o objetivo de defender a honra e o status da família, o lorde entrará em uma missão quase impossível para encontrar a mulher ideal, que atenda a todos os seus requisitos.

Quando uma nova família chega à cidade, Anthony acredita que finalmente achou uma candidata à altura: Edwina (Charithra Chandran). O problema é que a personagem vem acompanhada por sua irmã mais velha, Kate (Simone Ashley), que desconfia das verdadeiras intenções do futuro cunhado.

Ao perceber que Anthony não quer casar com sua irmã por amor verdadeiro, Kate passa a fazer todo o possível para boicotar o relacionamento e impedir que esta união seja oficializada. Mas algo inesperado acontece: as brigas entre os dois acabam despertando sentimentos confusos, que vão colocá-los em situações complicadas de contornar. 

3 – “Stranger Things” (Temporada 4)

Um das maiores apostas da Netflix, a 4ª temporada de “Stranger Things” chegou fazendo história. A série de terror de ficção científica foi lançada no serviço de streaming em dois volumes. O primeiro volume de sete episódios foi lançado em 27 de maio, enquanto o segundo volume de dois episódios foi lançado em 1º de julho.

Já se passaram seis meses desde a Batalha de Starcourt, que trouxe terror e destruição para Hawkins. Enfrentando as consequências do embate, nosso grupo de amigos está separado pela primeira vez – e passar pelos desafios do ensino médio não é uma das coisas mais fáceis de se fazer. Neste momento de maior vulnerabilidade, uma horrível nova ameaça sobrenatural surge, trazendo um mistério que, se resolvido, pode finalmente acabar com os horrores do Mundo Invertido”, diz a sinopse divulgada pela Netflix. 

Tamanho sucesso trouxe de volta sucesso dos anos 80 de Kate Bush, além de levar o Metallica ao topo das paradas musicais, e após sua estreia, a série se tornou o primeiro título em inglês a registrar 1 bilhão de horas consumidas.   

2 – “Euphoria” (Temporada 2)

Não podemos deixar de fora o sucesso da HBO Max. “Euphoria” acompanha os altos e baixos da vida de um grupo de adolescentes. Eles tentam lidar com amizade, amor e família em um mundo de drogas, sexo e violência. O segundo por sua vez, ano explora novos lados dos personagens que não tiveram muito destaque na primeira temporada e ainda revela o destino de Rue (Zendaya). 

Os mais recentes episódios contam com cenas ainda mais emocionantes e com uma estética bem artística. Acompanhamos o desenvolvimento de Rue e o relacionamento com a família e amigos, além de assistirmos às camadas de Cassie (Sydney Sweeney), Cal (Eric Dane), Lexi (Maude Apatow) e Fez (Angus Cloud).

A 2ª temporada foi exibida de janeiro a março deste ano, e agora está disponível no catálogo da HBO Max. A série já foi renovada para a terceira temporada, que, devido às agendas do elenco principal, deve chegar apenas em 2023 ou 2024.

1 – “Heartstopper” (Temporada 1)

Lançada pela Netflix em abril deste ano, a série “Heartstopper” conquistou o coração de diversos assinantes da plataforma já com seus primeiros oito episódios. A produção é uma adaptação dos quadrinhos de mesmo nome, escritos e ilustrados por Alice Oseman, e atualmente conta com índice de 100% de aprovação da crítica no agregador Rotten Tomatoes, e 99% de aprovação do público do streaming.

A trama acompanha o estudante Charlie Spring (Joe Locke), que se assumiu gay no último semestre e sofre bullying/homofobia desde então. Porém, tudo muda quando ele conhece o popular Nick Nelson (Kit Connor) na sala de aula. Os dois desenvolvem uma forte amizade, que faz Charlie se apaixonar pelo novo amigo. O elenco também conta com Yasmin Finney, Sebastian Croft, William Gao, Corinna Brown, Kizzy Edgell e Olivia Colman.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas