A compra de uma parte da Motorola por U$12.5 bilhões será a maior aquisição do Google até agora – mais de quatro vezes o preço do DoubleClick, o líder anterior.
Mas ao longo da última década, o Google tem sido um dos maiores – e mais bem sucedidos compradores da indústria da tecnologia, e ele deve muito do seu sucesso a essas compras. O núcleo da sua plataforma de busca com publicidade e a maior parte de seus novos grandes negócios, incluindo Android, YouTube, e publicidade de display, todos vem de outras empresas.
Eis aqui as 16 maiores aquisições ordenadas por valor, e mostrando o que aconteceu com elas.
Outubro do ano passado, o líder da divisão de fusões e aquisições do Google, David Lawee, chamou a aquisição em 2005 do Android – a plataforma de celulares que foi iniciada por Andy Rubin da ex-Danger – de “o melhor negócio que já fizeram.” Menos de três anos depois de seu lançamento, ela se tornou a plataforma de smartphones mais popular do mundo.
Google pagou cerca de U$50 milhões pelo serviço de buscas sociais Aardvark em fevereiro de 2010, mas não tem feito muita coisa com ele. Entretanto, existem dicas no código do Google+ que sugerem que o Aardvark – ou o que restou dele – irá em breve ser integrado à nova rede social do Google.
Google comprou essa plataforma de pagamentos por celular em agosto de 2010. Observadores assumiram que isso iria se tornar parte dos esforços do Google nas redes sociais. De fato, o time foi colocado para trabalhar em pagamentos dentro do app, e no começo desse mês o Google disse que iria fechar o serviço Jambool Social Gold em maio, e trocar pelo seu próprio sistema de pagamentos dentro do app.
O Google comprou esta empresa de tecnologia de publicidade junho passado, tornando o seu fundador de 24 anos Nat Turner um jovem milionário. Invite Media é uma Demand-Side Platform (DSP), que ajuda anunciantes a colocar seus produtos em diversas redes de anúncios, e não foi integrado com os outros produtos de compra de publicidade do Google. O Google recentemente escreveu um post do blog explicando quando anunciantes deveriam usar o Invite ao invés do Google Display Network.
Em junho de 2007, o Google pagou U$100 milhões por esta empresa, que cria ferramentas para anunciantes e usuários para gerenciar feeds RSS. Isso ainda está presente, mas o RSS se tornou menos interessante com a chegada do Twitter – que agora é comandado pelo antigo fundador do Feedburner, Dick Costolo.
O Google comprou esta empresa de busca visual no verão passado, e colocou a equipe para trabalhar construindo uma busca vertical para moda feminina chamada Boutiques.com.
David Lawee pode achar que o Android é a melhor aquisição do Google, mas de uma perspectiva puramente de retorno sobre investimento é difícil superar a Applied Semantics, que construiu o AdSense – a plataforma de busca publicitária paga que ainda é responsável pela maior parte da receita e lucros do Google.
Este foi um erro: em 2006, o Google pagou U$102 milhões por esta plataforma de colocação automática de anúncios de rádio, e ofereceu a enorme quantia de até U$1.1 bilhões baseada no seu desempenho. Mas o negócio nunca decolou, e o Google encerrou o programa na metade de 2009.
Google tentou comprar essa empresa de compressão de vídeo por U$106 milhões, mas os seus acionistas pressionaram por um preço maior e eventualmente conseguiram U$133 milhões em janeiro de 2010. No verão passado, o Google anunciou que iria tornar open-source o codev de vídeo VP8 que conseguiu na conta da On2, e mudou o nome para WebM. O Google desde então tem tentado empurrar o WebM como um substituto para H.264, um padrão para Web vídeos muito mais usado.
Google comprou a empresa de jogos sociais por trás de SuperPoke em agosto passado por U$228 milhões (o preço nos relatos iniciais era de 182 milhões). Slide ainda opera como uma entidade separada dentro do Google, e não parece estar contribuindo muito para o Google+, a nova iniciativa de rede social da empresa. Ao invés disso, eles estão criando produtos independentes para dispositivos móveis, como o app de compartilhamento de fotos Photovine.
Google anunciou os planos de comprar a Admeld em junho para aumentar seu negócio de publicidade de display. Órgãos reguladores anunciaram mês passado que eles estão olhando com cuidado para o negócio, mas isso não significa que ele será bloqueado – os reguladores também pararam para avaliar a compra do ITA e DoubleClick, mas as duas compras eventualmente foram concretizadas.
Google comprou essa empresa em junho de 2007 e integrou seus serviços add-on de e-mail, como bloqueio de spam e arquivamento, no Gmail para os usuários empresariais. Tem sido uma parte crucial do negócio de apps empresariais do Google desde então.
O Google fez uma oferta de U$700 milhões pelo ITA, que compila informações de voos para companhias aéreas, agências de viagem – e ferramentas de busca rivais. O lance recebeu reclamações dos competidores que dependem do serviço do ITA, mas os federais eventualmente aprovaram com algumas condições.
Android está ai para aumentar o uso de buscas em celulares hoje, mas o google espera tornar a publicidade em dispositivos móveis em geral um grande negócio. E é por isso que ele pagou U$750 milhões pela AdMob em Novembro de 2009. Desde então, entretanto, os executivos da AdMob tem saído – incluindo o antigo CEO Omar Hamoui – e algumas fontes disseram que a integração não está indo muito bem.
Isso parece uma decisão fácil agora, mas quando o Google comprou o serviço de compartilhamento de vídeos em 2009, ele era um grande risco: o YouTube estava cheio de conteúdo com copyright que os usuários enviavam sem permissão, e encarava potencialmente bilhões em processos. O Google habilidosamente negociou contratos com os donos do conteúdo e instituiu uma política razoável para tirar conteúdo do ar, como resultado o YouTube tem prosperado – analistas estimam que ele agora é lucrativo e gera mais de U$1 bilhão por ano. Este ano, o Google está aumentando o número de funcionários em 30% e está contratando muitas novas pessoas para vender espaço publicitário.
A aquisição do DoubleClick em 2007 lançou o Google no negócio de publicidade de display. Os resultados são meio confusos. O Google se gaba de estar fazendo U$2.5 bilhões por ano a partir desse tipo de anúncio, mas desse total, U$1 bilhão é o que vem do YouTube. Além disso, publicidade de display não é tão rentável para o Google quanto o seu negócio principal de publicidade nas buscas. Ainda assim, publicidade de display é um negócio grande, e o Google precisa fazer parte dele. Comprar a DoubleClick foi bem mais rápido e fácil do que fazer tudo do zero.
Agora, dê uma olhada no que o Google irá ganhar da sua maior aquisição já feita: Eis aqui tudo que o Google acabou de comprar da Motorola por U$12 bilhões.