_Curiosidades

As 5 mais lidas da semana no Gizmodo Brasil

Reportagens mais lidas do Gizmodo Brasil de 29 de agosto a 2 de setembro de 2022 envolvem espaço, buraco do Chile e Samsung. Corre ver!

As 5 mais lidas da semana no Gizmodo Brasil

Sim, elas voltaram: confira agora as cinco reportagens mais lidas da semana! #Aeee 

Nos últimos sete dias, a atenção ficou com o buraco gigante no Chile e no espaço, com a areia de Marte, zoom das lentes do telescópio James Webb, uma foto super detalhada da Lua. Por fim, tivemos a recomendação da Samsung de dar marteladas (?) para formatar SSD (!). 

Bora ficar por dentro? 

Buraco no Chile aumenta de 40 para 64 metros e denota “risco de desastre”

Imagem: Sernageomin/Twitter/Reprodução

Na quarta (31), a Defesa Civil do Atacama determinou o entorno da mina Alcaparrosa, onde está o buraco gigante do Chile, como zona de alto risco. A decisão veio depois do surgimento de novas rachaduras em área próxima ao sumidouro. 

A situação vai de mal a pior: as autoridades dizem que o buraco está com 36,5 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade. Há um mês, tinha 25 metros de circunferência e 40 metros até o fundo. Confira as hipóteses do que pode ter causado o buraco

Areia de Marte é verde e vermelha, mostra a SuperCam do Perseverance

Imagem: Perseverance/NASA/Reprodução

Pois é, Marte pode não ser exatamente do jeito que a gente imagina. É o que mostrou a reportagem sobre o estudo da revista Science Advances. A pesquisa sugere que Marte possui uma espécie de areia verde na Cratera Jezero. As observações foram feitas com base no equipamento SuperCam do rover Perseverance, da NASA.

Quando o robô da NASA pousou no planeta, os cientistas esperavam encontrar rochas sedimentares no fundo do antigo lago em Jezero. Porém, capturaram rochas ígneas (de origem vulcânica), muitas compostas por grãos de olivina – um mineral de cor esverdeada. Veja os detalhes

Vídeo da ESA mostra o poder de zoom das lentes do James Webb

Imagem: ESA/Divulgação

Essa bombou nesta semana, mas é de 24 de agosto! Trata-se de um vídeo da Agência Espacial Europeia (ESA), uma das responsáveis pelo telescópio James Webb. As imagens colocam em perspectiva o quão longe o equipamento está de um de seus alvos.

Olha que interessante: o James Webb consegue observar objetos a mais de 13,5 bilhões de anos-luz de distância – ou seja, alcança o brilho de estrelas e galáxias formadas poucos depois do Big Bang. Vale a pena assistir

Conheça a foto mais detalhada da Lua: tem 174 MP e levou 2 anos para ser feita 

Imagem: Andrew McCarthy/Connor Matherne/Reprodução

A foto mais detalhada da Lua existe – e é impressionante. A imagem tem 174 megapixels e demorou dois anos para ser concluída pelos astrofotógrafos norte-americanos Andrew McCarthy e Connor Matherne. 

Na fotografia, é possível ver as cores, texturas, crateras e brilho do único satélite natural da Terra em detalhes. Ficou curioso? Clica aqui que vale a pena conferir! 

Samsung recomenda marteladas para formatar SSD; entenda

Tá aí algo inesperado. A Samsung recomendou um método nada ortodoxo para “formatar” um SSD que precisava de manutenção. A empresa sul-coreana sugeriu marteladas para apagar os dados do objeto antes do envio para a assistência técnica. 

Precisa consertar algo por aí também? Dá uma olhada para ver se não é arriscado antes!

Sair da versão mobile