As cidades mais vigiadas por câmeras no mundo; poucas são do Brasil
Um levantamento realizado pelo instituto de pesquisa britânico Comparitech identificou as cidades mais vigiadas por meio de câmeras no mundo — inclusive com dados sobre o Brasil.
O uso de câmeras na segurança pública tem se tornado alvo de debate nos últimos anos. Enquanto alguns defendem que elas tornam as cidades mais seguras e eficientes, outros se preocupam com os direitos à privacidade e liberdade de locomoção. Independentemente dessa discussão, a verdade é que a vigilância está aumentando em todo o mundo.
No Brasil, por exemplo, a cidade mais vigiada é o Rio de Janeiro, com 3,3 câmeras instaladas em áreas urbanas para cada 1.000 habitantes. Em seguida, aparecem:
- Salvador: 1,5 câmeras para cada 1.000 pessoas
- São Paulo: 1,0
- Curitiba: 0,9
- Brasília: 0,8
- Fortaleza: 0,7
- Porto Alegre: 0,7
- Belo Horizonte: 0,6
- Recife: 0,49
- Campinas: 0,2
Contudo, as cidades brasileiras ainda estão longe do Top 10 das cidades mais vigiadas do planeta. O ranking do Comparitech é liderado pela China, que, de forma geral, tem impressionantes 372,8 câmeras para cada 1.000 pessoas que vivem no país. Após o gigante asiático, aparecem:
- Indore, na Índia: 62,5 câmeras para cada 1.000 pessoas
- Hyderabad, na Índia: 41,8
- Deli, na Índia: 26,7
- Chennai, na Índia: 24,5
- Moscou, na Rússia: 16,9
- Bagdá, no Iraque: 16,0
- Londres, no Reino Unido: 13,4
- São Petersburgo, na Rússia: 12,7
- Los Angeles, nos EUA: 8,8
A distribuição das cidades mais vigiadas pode ser vista graficamente na imagem abaixo, onde quanto mais vermelha está a cidade, maior é a quantidade de câmeras de vigilância. Este mesmo gráfico pode ser visto de forma interativa clicando aqui!
O levantamento levou em conta dados de relatórios governamentais, sites policiais e notícias. Estima-se que até o final do ano passado, mais de um bilhão de câmeras de vigilância foram instaladas em todo o mundo. Deste total, 54% delas estão localizadas na China.
“Embora a China mais uma vez domine este estudo por suas vastas táticas de vigilância, existem outros países cujas táticas de vigilância são uma preocupação crescente, incluindo várias cidades indianas, Londres, Los Angeles e Nova York, nos EUA”, afirmou o relatório.