As melhores fotos de Svalbard, ilha na Noruega que fica até 4 meses sem Sol
A cerca de 560 quilômetros de distância da costa da Noruega, há uma ilha do tamanho da Irlanda. O local, conhecido como Svalbard, é um reino gelado com mais ursos polares do que moradores humanos — são apenas 3 mil habitantes.
A inclinação da Terra combinada ao posicionamento geográfico da ilha faz com que Svalbard passe quase quatro meses sem receber a luz do Sol. Isso ocorre de novembro a fevereiro, sendo uma época ideal para aqueles que querem observar auroras boreais.
O mês de março marca o retorno gradual do astro. Os dias são claros e as tardes e noites mais escuras, mantendo-se assim até meados de maio. Então, dá-se início ao período de Sol da meia-noite, em que a ilha recebe quase quatro meses de Sol durante o dia inteiro.
A transição entre esses meses é chamada de “inverno pastel”, uma referência aos tons que o céu adquire por conta das condições climáticas.
Na última semana, moradores da capital Longyearbyen fizeram uma celebração pelo retorno do Sol. O astro, no entanto, não apareceu na data, mas já é possível observar a escuridão indo embora.
Quem registrou o episódio foi Cecilia Blomdahl, moradora de Svalbard que compartilha a vida na ilha em suas redes sociais. Confira:
@sejsejlija THE SUN IS BACK!! (ish) 🌞 #svalbard #longyearbyen #cabinlife #sunfest
Além de Cecilia, o site da ilha também incentiva que moradores e visitantes compartilhem no Instagram as melhores fotos registradas na região com a hashtag #visitsvalbard. Veja alguns cliques publicados na página oficial:
https://www.instagram.com/p/Cpp7_oODVvT/
https://www.instagram.com/p/Cpev2UwDRoF/
https://www.instagram.com/p/CpU9TEIj6T-/
https://www.instagram.com/p/CpACEDPg467/
https://www.instagram.com/p/ClqppgqD-jv/