Você já conhece algumas novidades do Windows Phone 8, só que a Microsoft decidiu guardar certos detalhes para o final do ano. Mas não dá para esperar tanto tempo assim, certo? Então eis as principais novidades do Windows Phone 8 que a Microsoft ainda não anunciou.

Depois que vazou o SDK do Windows Phone 8, é possível rodar o emulador do sistema e ver o que ele oferece. O site The Verge fez exatamente isso, e mostra cada detalhe no vídeo acima:

  • Nova tela Iniciar: Esta você já conhece, com blocos (tiles) redimensionáveis e mais detalhes em cada bloco. Agora é possível escolher entre 20 opções de cores para o sistema.
  • Backup na nuvem: O Windows Phone 8 faz backup na nuvem das suas configurações e lista de apps (como no Windows 8!). Além disso, será possível guardar seus SMS na nuvem. Também haverá um controle maior para backup automático de fotos e vídeos no SkyDrive.
  • Data Sense: Este app embutido monitora o consumo de dados (EDGE/3G), com limite mensal e um bloco dinâmico (live tile) para acompanhar melhor se você está próximo do limite.
  • Internet Explorer: Agora é possível colocar um atalho na barra de endereço direto para as abas abertas, ou para os favoritos. Como o IE estava rodando em emulador, ainda é cedo para falar sobre desempenho.
  • Câmera e fotos: A câmera ganha a funcionalidade Lentes, que reúne apps de câmera em um só lugar. Agora, finalmente é possível selecionar mais de uma foto para deletar ou compartilhar. Também surge a opção de retocar a foto – cortar, girar ou corrigir automaticamente.
  • Música + vídeo: O app ficou com a cara do Xbox SmartGlass, e tem integração à loja Xbox Music (que não funciona no Brasil), feita para substituir o Zune.

A lista com certeza será maior quando o Windows Phone 8 for revelado por inteiro. Mas será interessante ver quais destas novidades vão chegar aos aparelhos atuais, que terão apenas a atualização 7.8. [The Verge]