Borrão brilhante ou luz de poste? As piores fotos de Lua cheia da internet

Seja por condições adversas, equipamento ou (falta de) habilidade, redes sociais acumulam fotos lunares com gosto questionável. Veja nossa seleção
As piores fotos de Lua Cheia já postadas por internautas
Imagem: Jack Taylor/Unsplash/Reprodução

Por mais que o fotógrafo se esforce na hora do clique, é comum que fotos da Lua fiquem parecendo com um poste de luz. Se isso já aconteceu com você, não precisa ficar chateado. Com certeza alguém já obteve uma imagem pior do que a do seu celular — e estamos aqui para provar isso. 

Fora do Brasil, alguns fotógrafos amadores têm costume de publicar suas fotos da Lua nas redes sociais acompanhadas da hashtag #worstmoonpic (pior foto da Lua, em português). A cientista Nicole Wood, por exemplo, conseguiu registrar o satélite como se ele estivesse caindo no céu, deixando um rastro luminoso para lá de peculiar. 

Mas os brasileiros também não deixam a desejar e chegam forte na competição de pior foto da Lua. O artista visual Augusto Santana enfrentou um pequeno problema com a longa exposição, criando uma imagem proibida para menores de idade. 

Isso que nem entramos em um dos principais fatores que atrapalham as fotos da Lua: o clima. A seguir, algumas provas de que a mãe natureza realmente não colabora com os fotógrafos. 

https://twitter.com/espone_/status/1568105418508869632

Já que citamos as luzes de poste no início do texto, por que não encerrar a seleção com essas fotos clássicas? Aí vai.

https://twitter.com/yukikle/status/1568039170223775744

Como tirar boas fotos da Lua

Se você se identificou com estes fotógrafos amadores, saiba que existe solução para o seu problema. Mesmo tendo apenas um celular, é possível melhorar a qualidade das imagens feitas da Lua.

Em primeiro lugar, vale deixar o aplicativo da câmera do celular de lado e baixar outras extensões que permitam a maior sensibilidade do aparelho, como o Camera FV-5 Lite (Android) e o ProCamera (IOS). Procurar por uma área aberta e sem interferência luminosa deve ajudar no clique.

O uso de tripé e temporizador também deixarão suas imagens mais nítidas, já que o aparelho ficará estável durante toda captura. Uma lente de zoom é um ótimo investimento para aqueles que querem registrar a Lua em detalhes. Você pode ler mais dicas neste texto do Giz.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas