Aproveite a Lua cheia e faça uma foto incrível com o celular; veja como

Alguns aplicativos para smartphone, assim como tripé e temporizador, podem ser bons aliados na hora de tentar o clique
Como fotografar a Lua com seu celular
Imagem: Emilio Garcia/Unsplash/Reprodução

A Lua entrará em sua fase cheia nesta sexta-feira (10). Este será o melhor momento do mês para observar o satélite, que estará com sua face totalmente iluminada. Se você tiver um celular um pouco mais moderno ou mesmo uma câmera mais potente, pode ser uma boa deixa para se jogar na astrofotografia. 

Realizar bons cliques da Lua pode parecer uma tarefa difícil, afinal, a falta de experiência acaba resultando em imagens borradas que mostram apenas um ponto brilhante. Pensando nisso, a editora de imagens do Guardian Australia, Carly Earl, resolveu dar algumas dicas para os iniciantes.

Como explicou a profissional, fotografar o satélite natural é difícil devido a sua distância da Terra. Além disso, o ambiente escuro proporcionado pela noite pode criar um verdadeiro desafio para as lentes, muitas vezes levando a imagem a perder qualidade. 

Dicas para fotografar a Lua

Se você usa um smartphone para fotografar, comece deixando a própria câmera do celular de lado. Isso mesmo, o mais indicado é baixar aplicativos que permitem aumentar a sensibilidade do aparelho, como o Camera FV-5 Lite (Android) e o ProCamera (IOS).

Quanto as configurações, Earl indica que o ISO (sensibilidade do sensor à luz) seja definido como 100. Já a abertura pode ser deixada em torno de f8. Se possível, é interessante mudar o tamanho do arquivo para Raw, o que permite a obtenção de mais informações de cores e nitidez da imagem.

Também é indicado usar um tripé, para garantir a estabilidade do aparelho, e o temporizador, evitando que o seu próprio dedo balance a máquina e atrapalhe a foto. Vale a pena investir ainda em uma lente de zoom, seja para o seu celular ou para a câmera fotográfica. Isso permitirá uma maior aproximação da Lua e, consequentemente, uma foto mais detalhada.

Por fim, observe o ambiente ao seu redor. Fotografar a Lua por si só já rende belas imagens, mas criar uma cena utilizando aviões, montanhas ou edifícios históricos tornará a foto ainda mais especial. Esses elementos ajudam a expor a magnitude do satélite, tanto em termos de brilho quanto de tamanho. 

Anotou as dicas? Agora é só se preparar e garantir o melhor clique.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas