Que tal uma bicicleta com rodas quadradas — e que, ainda por cima, não giram?
O veículo traz uma abordagem diferente: os criadores cortaram os pneus de borracha e incluíram quatro conjuntos de correntes de bicicleta dentro deles para criar um piso contínuo que rola do lado de fora de cada roda. Eles garantem que é possível montar e andar com ela em (quase) qualquer lugar.
Pense na maneira como os tanques de guerra se movimentam. É como se as grandes correntes desses tanques ficassem pequenas e entrassem no lado de baixo de uma roda quadrada de bicicleta.
Essas correntes se movem através da força do pedal e deslizam silenciosamente ao longo do trajeto enquanto o ciclista conduz a bike. O grupo de engenheiros que assina o projeto mostrou como a bike em um vídeo no YouTube. Assista:
A bicicleta de rodas quadradas tem um ângulo abrupto de 90º, o que pode torná-la incapaz de enfrentar terrenos mais acidentados como faz um tanque de guerra. Mesmo assim, é um plano ousado e interessante: é a primeira bike do tipo em que pessoas conseguiram se equilibrar e não cair.
O escritor e produtor dos Simpsons, Mike Reiss, já demonstrou um triciclo com rodas quadradas em uma exibição no Museu Nacional de Matemática de Nova York. O equipamento funcionou bem – mas só em uma superfície cheia de protuberâncias.
Outro exemplo, mas não de bicicleta, é de uma picape de rodas quadradas criada pelos criadores do canal norte-americano Mythbusters, também do YouTube. Mas não deu tão certo: o passeio sobre superfícies lisas ficou bastante desconfortável, mesmo com o deslocamento diferente no ângulo de cada uma das rodas. Para que mexer em time que está ganhando, não é mesmo?