Assista ao vivo a SpaceX lançar a nova tripulação de astronautas da ISS
Se tudo ocorrer conforme o planejado, a SpaceX fará na madrugada desta quinta-feira (2) o lançamento da missão Crew-6 à ISS (Estação Espacial Internacional).
A decolagem marca o nono voo tripulado da SpaceX, a sexta missão operacional da empresa sob o contrato com a NASA e o quarto a usar a nave Crew Dragon Endeavour. A missão parte do Kennedy Space Center, localizado na costa do estado da Flórida, nos Estados Unidos.
A espaçonave irá transportar dois astronautas da NASA, Warren “Woody” Hoburg e Stephen Bowen; o cosmonauta russo Andry Fedyaev; além do primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos a participar de uma missão de longa duração em órbita, Sultan Alneyadi.
Apesar da Guerra na Ucrânia, a viagem do astronauta russo em uma missão financiada pela NASA faz parte de um acordo de rotação de tripulação negociado entre EUA e Rússia. Isso permite que, durante uma emergência que obrigue uma evacuação parcial da ISS, pelo menos um astronauta russo e um norte-americano permaneçam a bordo da estação.
A missão Crew-6
Inicialmente, a missão seria lançada na última segunda-feira (27). Porém, a decolagem foi abortada com menos de 2,5 minutos para o fim da contagem regressiva, devido a um problema no sistema que controla o fluido de ignição dos motores do foguete.
Uma janela de lançamento estava aberta no último dia 28 de fevereiro. Porém, a NASA e a SpaceX decidiram adiar a decolagem até o dia 2 de março, pelo fato de a data oferecer melhores condições climáticas. Caso ocorra algum imprevisto técnico ou meteorológico, uma nova tentativa será feita na sexta-feira (3), às 2h11 da manhã.
Ao longo dos seis meses, os quatro astronautas deverão conduzir mais de 200 experimentos científicos e demonstrações de tecnologia no espaço. As pesquisas envolvem várias áreas, incluindo ciências físicas e biológicas, desenvolvimento de materiais avançados e até mesmo pesquisas enviadas por estudantes.
Como assistir ao lançamento da SpaceX
A decolagem do foguete Falcon 9 está prevista para 2h34 (horário de Brasília), durante a madrugada de quarta para quinta-feira.
A NASA pretende iniciar uma cobertura ao vivo a partir das 22h45 desta quarta-feira (1º). O vídeo pode ser acompanhado abaixo:
Também é possível assistir a cobertura da NASA por meio das redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, Twitch, além do próprio aplicativo da agência espacial.
Além disso, a decolagem pode ser acompanhada aravés da transmissão oficial da SpaceX, no link abaixo, cerca de uma hora antes da decolagem prevista:
A chegada da nave Crew Dragon na ISS está planejada para 3h17 do dia 3 de março. A NASA TV também deverá cobrir ao vivo o encontro, acoplagem, abertura da escotilha e cerimônia de boas-vindas da nova tripulação da ISS.