Axiom Mission 2 terá 1ª mulher no comando e 1ª astronauta saudita

Segunda missão privada da Axiom levará para a ISS os primeiros astronautas da Arábia Saudita. Lançamento será no 2º semestre
Axiom Mission 2 terá 1ª mulher no comando e 1ª astronauta saudita
Imagem: Axiom Space/Reprodução

A empresa norte-americana Axiom Space anunciou o nome dos quatro membros da missão privada Ax-2, que visitará a ISS (Estação Espacial Internacional) no segundo semestre. Esta será a primeira missão da Axiom com uma mulher no comando, além de levar os dois primeiros astronautas sauditas para a estação espacial.

O lançamento será feito por meio de um foguete Falcon 9, da SpaceX, com os quatro tripulantes viajando a bordo da espaçonave Crew Dragon. A expectativa é que a missão tenha uma duração de 12 dias, com os astronautas fazendo uma série de pesquisas em órbita da Terra.

A missão Ax-2 terá no comando a astronauta Peggy Whitson, considerada a mais experiente dos EUA. Ela construiu sua carreira na NASA, participando de três voos de longa duração para a ISS, tendo acumulando mais de 665 dias no espaço – um recorde entre os astronautas norte-americanos.

Whitson também mantém o recorde de 10 caminhadas espaciais feitas por uma mulher. Ao longo de sua carreira, ela foi duas vezes comandante da estação espacial e foi chefe do Escritório de Astronautas da NASA. Em 2018, ela entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Para pilotar a nave da SpaceX, a Axiom selecionou o aviador John Shoffner, nascido nos EUA. Ele acumulou mais de 8.500 horas de voo, sendo um vetereno de shows aéreos e em voos comerciais. Apesar de ter formado um clube de jovens astronautas quando criança, esta será a primeira vez que ele viaja ao espaço.

Os primeiros sauditas na ISS

Os últimos nomes anunciados para a missão Ax-2 foram os dois especialistas da missão Ali Alqarni e Rayyanah Barnawi, ambos da Arábia Saudita. Eles serão os primeiros sauditas a viajar até a ISS.

Alqarni é barcaharel em ciências espaciais, capitão da Força Aérea e piloto de caça. Ele tem 12 anos de experiência pilotando caças e 2.387 horas de voo.

Já Barnawi possui mestrado em ciências biomédicas, tendo trabalhado por quase uma década em pesquisas com câncer de mama e células-tronco. Ela é a primeira mulher da Arábia Saudita a viajar ao espaço.

A tripulação da 2ª missão da Axiom Space. Da esquerda para direita, Peggy Whitson, John Shoffner, Ali Alqarni e Rayyanah Barnawi.

A tripulação da 2ª missão da Axiom Space. Da esquerda para direita, Peggy Whitson, John Shoffner, Ali Alqarni e Rayyanah Barnawi. Imagem: Axiom

O objetivo da missão é fazer demonstrações científicas e tecnológicas no espaço, além de ser a primeira missão comercial a ter uma equipe multinacional de quatro pessoas, incluindo astronautas privados e profissionais.

A decolagem ocorrerá a partir do Kennedy Space Center, localizado no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Ainda não há uma data oficial para o lançamento da missão.

Futuramente, a empresa também espera construir a Axiom Station, uma estação espacial comercial que deverá substituir a ISS, após a sua aposentadoria.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas