Na tarde desta sexta-feira (4), a empresa americana Rocket Lab fará uma nova tentativa de pegar um foguete no ar usando um helicóptero. Esta é a terceira vez que a empresa tenta realizar o feito.
A missão batizada “Catch Me If You Can” (ou “Prenda-me se puder”) consiste em implantar em órbita um satélite de pesquisa científica da Agência Espacial Nacional Sueca (SNSA), para estudos da atmosfera da Terra. O lançamento do foguete Electron está previsto para ocorrer às 14h15 (horário de Brasília), a partir de uma base na Nova Zelândia.
Como o foguete é pequeno – apenas 18 metros de altura –, eles não têm combustível suficiente para pousar da mesma forma que os foguetes da SpaceX ou da Blue Origin. Por isso, a Rocket Lab desenvolveu o método de recuperar o primeiro estágio do foguete usando um helicóptero Sikorsky S-92 modificado, permitindo que ele seja reutilizado.
Na última tentativa, em maio passado, a empresa conseguiu pegar o foguete em queda, mas precisou larga-lo logo em seguida, pois o helicóptero experimentou forças que não estavam previstas nas simulações.
Rocket Lab confirms the recovery helicopter caught the Electron booster over the Pacific Ocean, about 15 minutes after launching from from New Zealand — a major step in the company’s rocket reuse efforts. https://t.co/a8688Hvd0L pic.twitter.com/lMiAJ9gGJf
— Spaceflight Now (@SpaceflightNow) May 2, 2022
“Nossa primeira captura de helicóptero há apenas alguns meses provou que podemos fazer o que planejamos fazer com a Electron, e estamos ansiosos para levar o helicóptero de volta e avançar com nosso foguete de reutilização ainda mais, ao trazer de volta um estágio seco pela primeira vez”, disse Peter Beck, CEO da Rocket Lab.
Este é o 32º lançamento da Rocket Lab. Se tiver sucesso, o foguete será transportado até a sede da empresa em Auckland, na Nova Zelândia, onde técnicos vão fazer inspeções e analisar a possibilidade de reutilizá-lo em uma missão futura.
A transmissão do lançamento terá início cerca de 20 minutos antes do horário previsto para a decolagem do Electron. O vídeo ao vivo pode ser acompanhado diretamente no site da Rocket Lab (link aqui).