Ciência

Assista ao vivo ao pouso da Odysseus, a 1º missão privada na Lua

Missão IM-1 é um marco histórico, já que pode ser a primeira vez que uma empresa privada leva uma nave à Lua
Imagem: Intuitive Machines/Reprodução

A empresa Intuitive Machines pode fazer história nesta quinta-feira (22) ao se tornar a primeira empresa privada a pousar uma sonda na Lua, com a missão IM-1. O local de pouso escolhido para a nave Nova-C, apelidada de Odysseus, é a cerca de 300 km do Polo Sul da Lua, uma região de grande interesse científico.

A nave deverá pousar no local onde a agência dos EUA espera construir uma base para receber astronautas. De acordo com a NASA, a alunissagem deve ocorrer na pequena cratera Malapert A.

Nova-C deve pousar suavemente na superfície lunar por volta das 18h30, horário de Brasília, usando um sistema de navegação por laser que permite uma maior precisão e segurança.

Esta novo lançamento tem sido acompanhado por cientistas de todo o mundo, já que acontece após a fracassada missão “Peregrine”, em janeiro deste ano.

Sobre a missão para a Lua

A missão IM-1 é parte da iniciativa CLPS (Serviços de Carga Lunar Comercial) da NASA e da campanha Artemis, que visa explorar a superfície e os recursos do nosso satélite natural.

A bordo do Nova-C, estão instrumentos científicos e tecnológicos da NASA, além de outras cargas comerciais, que irão estudar desde as interações entre o jato de propulsão e o solo lunar até a radioastronomia e a navegação autônoma.

O Nova-C foi lançado em um foguete Falcon 9 da SpaceX no dia 15 de fevereiro, às 2h05 da madrugada, horário de Brasília. O lançamento foi partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA).

Após se separar do segundo estágio do foguete, o módulo iniciou sua jornada de sete dias até a Lua. Realizando manobras de correção de trajetória e de inserção orbital.

Após o pouso, o Nova-C irá implantar uma antena de comunicação e iniciar a operação dos seus instrumentos e cargas.

Entre eles, estão uma câmera estéreo que irá capturar imagens do jato de propulsão e do solo lunar. Também um refletor a laser que irá facilitar a medição da distância entre a Terra e a Lua.

Além disso, um medidor de massa por radiofrequência que irá determinar a quantidade de combustível restante no módulo. Também está à bordo um novo sistema de comunicação e navegação.

A missão IM-1 é um marco histórico, pois pode ser a primeira vez que uma empresa privada leva uma nave à Lua. Além disso, é uma demonstração da parceria entre a NASA e o setor comercial, que visa estimular o desenvolvimento de novas capacidades e oportunidades para a ciência e a indústria espacial.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas