Tecnologia

Assista ao voo do menor e mais leve drone do mundo movido a energia solar

O drone chinês, com o nome de CoulombFly, tem 4,21 g e uma envergadura de 20 cm; confira mais detalhes no vídeo
Imagem: Reprodução/Nature

Pesquisadores de Pequim, na China, anunciaram na última quarta-feira (17) na revista Nature, a construção de um novo MAV (micro veículo aéreo). Supostamente o menor e mais leve drone voador movido a energia solar, ele cabe na palma de uma mão e pesa menos do que uma moeda.

O equipamento, com o nome de CoulombFly, tem 4,21 gramas com uma envergadura de 20 centímetros. Ou seja, cerca de 10 vezes menor e aproximadamente 600 vezes mais leve do que a menor aeronave movida a luz solar até então.

O uso da energia solar aumenta o tempo limitado de funcionamento do MAV comum, de cerca de 30 minutos. O drone combina células solares, um conversor de voltagem, um motor eletrostático e uma hélice semelhante à de um helicóptero. No entanto, não há hardware de controle a bordo e o drone não é capaz de fazer voo direcionado.

Para testar seu sistema, os pesquisadores decolaram o MAV em Pequim ao meio-dia. Ele decolou em um segundo e manteve o voo por uma hora sem prejuízo no desempenho.

Mingjing Qi, professor de energia e engenharia de energia na Universidade Beihang em Pequim, disse que o objetivo é reduzir o tamanho até o de um mosquito. De acordo com ele, a equipe chegou a produzir um protótipo de 8 milímetros de largura e 9 miligramas de massa, mas que não consegue voar com energia própria. “Acredito que com o desenvolvimento contínuo da tecnologia de microcircuitos, podemos fazer isso acontecer”, disse Qi.

O sistema de propulsão do drone da China

O sistema de propulsão do CoulombFly é capaz de suportar uma carga útil extra de aproximadamente 1,59 g. Isso é “suficiente para acomodar os menores sensores, controladores, câmeras e assim por diante” a fim de suportar futuras operações autônomas, segundo Qi.

Ele acrescenta que “deve ser possível para o veículo transportar uma pequena bateria de íons de lítio”. Ou seja, ele poderia armazenar energia de seus painéis solares e voar sem precisar do Sol, potencialmente por 24 horas. Futuramente, “planejamos usar esse sistema de propulsão em diferentes tipos de veículos voadores, como aeronaves de asa fixa e de rotor”, diz Qi.

Veja demonstração abaixo:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

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