Ciência

Asteroide de 2032 pode “errar” a Terra e acertar a Lua

Se o asteroide cair na Lua em 2032, o impacto de 50 mil km/h pode criar uma explosão 343 vezes mais forte que a bomba de Hiroshima.
Imagem: ESO/Reprodução

A NASA atualizou as chances de o asteroide 2024 YR4 colidir com a Terra em 2032, mas o objeto pode “errar” a Terra e acertar a Lua.

No último dia 7, cientistas da NASA aumentaram as chances do asteroide cair na Terra durante encontro em 22 de dezembro de 2032. As chances foram de 1,2% para 2,3%.

Tem chance do asteroide acertar a Lua?

O asteroide de 90 metros de largura, capaz de destruir uma cidade inteira, atingir a Terra. Por isso, cientistas ao redor do mundo levantaram preocupações. De acordo com novos cálculos, há uma pequena chance de o asteroide “errar” a Terra e acertar a Lua em dezembro de 2032.

David Rankin, engenheiro de operações da Universidade do Arizona, revelou que o asteroide 2024 YR4 tem 0,3% de chances de atingir a Lua. Rankin elaborou cálculos orbitais, revelando que um impacto na Lua seria visível na Terra.

Segundo o cientista, em entrevista à New Scientist, o impacto do asteroide na Lua pode ejetar materiais que atingiriam a Terra. Rakin ressalta, no entanto, que o planeta estaria seguro.

Gareth Collins, professor de ciências planetárias da Faculdade Imperial de Londres, destaca que quaisquer materiais oriundos de uma colisão do asteroide com a Lua se desintegrariam na atmosfera da Terra.

Aliás, os cientistas ressaltam que a Lua pode sofrer mais danos porque, ao contrário da Terra, não tem uma atmosfera para desacelerar a trajetória do asteroide.

Em vez de acertar a Terra, se o asteroide cair na Lua em 2032, o impacto de 50 mil km/h pode criar uma explosão 343 vezes mais forte que a bomba de Hiroshima.

As chances de um possível impacto com a Lua podem aumentar porque a órbita do 2024 YR4 é bastante incerta, de acordo com os cientistas. As projeções podem aumentar ou diminuir conforme mais observações.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas