Asteroide do tamanho de uma baleia passa próximo à Terra nesta sexta (12)
Nesta sexta-feira (12), um asteroide “potencialmente perigoso” passará próximo à Terra. Apesar da denominação, não é necessário se preocupar: ele estará a uma distância oito vezes maior do que a existente entre nosso planeta e a Lua.
A classificação meio “alarmista” é apenas praxe da NASA. Qualquer objeto que passar a menos de 7,5 milhões de quilômetros da Terra entra nesse balaio. O mais recente, para você ter uma noção, estará a 4,3 milhões de km de distância.
O asteroide, que recebe o nome de 2015 FF, passará pela vizinhança a uma velocidade superior a 33 mil km/h. Seu diâmetro é estimado entre 13 e 28 metros – aproximadamente o tamanho de uma baleia azul adulta (Balaenoptera musculus).
A NASA rastreia todos os objetos que se localizam a menos de 193 milhões de km da Terra. O trabalho é feito pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS) – um conjunto de quatro telescópios que escaneia o céu uma vez a cada 24 horas. Já foram localizados, no total, 28 mil asteroides, sendo mais de 700 deles objetos próximos do planeta.
Defesa planetária
Por enquanto, não é preciso se preocupar. De acordo com a agência espacial, nenhum corpo celeste colidirá com a Terra dentro dos próximos 100 anos. De toda forma, a NASA já está se preparando para eventuais ameaças.
No final de 2021, foi dada a largada a Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário, um experimento de US$ 330 milhões. Em resumo, os cientistas enviaram ao espaço uma nave que deverá se chocar com Dimorphos, uma lua com cerca de 160 metros de largura. O encontro está previsto para setembro deste ano.
O objetivo da missão é deslocar o objeto de sua rota original. Se tudo correr como o esperado, os pesquisadores estarão mais preparados para lidar com qualquer potencial ameaça à Terra que possa surgir nos próximos anos.