_Ciência

Astro da NBA lança startup que fabrica tijolo que suga CO2

Rick Fox, ex jogador do Los Angeles Lakers, quer criar 1000 casas feitas de concreto alternativo que absorve CO2 do ar em Bahamas, no Caribe

Imagem: Redes Sociais/Reprodução

O ex-astro da NBA Rick Fox é agora CEO da Partanna, uma startup de materiais de construção sustentáveis. A empresa lançou uma nova casa nas Bahamas, no Caribe, feita de concreto alternativo que absorve CO2 do ar.

A casa inaugural é parte de um plano ambicioso para construir mais 999 unidades semelhantes. “A minha entrada no mundo do concreto foi apenas por pura sobrevivência e pela necessidade de inovar em meu próprio país”, disse Fox ao The Verge. Natural do Canadá, Rick Fox começou a carreira no Boston Celtics, em 1991, e foi três vezes campeão da NBA jogando pelo Los Angeles Lakers, entre 2000 e 2002.

Após a primeira casa, Partanna formou uma parceria com o governo das Bahamas para construir 1.000 casas para proprietários de primeira viagem. Até o ano de 2024, eles pretendem construir uma comunidade de 29 casas adicionais.

O governo espera que este projeto fortaleça a resiliência das comunidades em face das mudanças climáticas.

Imagem: Partanna/Reprodução

Como funciona a casa com tijolos sustentáveis

A Partanna usa uma mistura que substitui o cimento tradicional por salmoura e escória (um subproduto da fundição de minérios), resultando em emissões de CO2 reduzidas durante a produção.

Além disso, o material continua a absorver CO2 mesmo após a construção da estrutura, o que permite chamar a casa de “carbono negativo”. Estima-se que a estrutura de 365 metros quadrados possa ter capturado tanto CO2 quanto 5.200 árvores adultas por ano.

Apesar dos benefícios ambientais alegados, há preocupações em relação à pegada de carbono total da empresa. No passado, a Partanna recebeu críticas pelo uso de resíduos de instalações siderúrgicas e de dessalinização intensivas em energia, que podem produzir emissões de CO2 adicionais. Ainda serão necessários mais estudos para entender o tamanho da pegada ambiental que a construção de casas (e, principalmente, a atuação da empresa), poderão gerar.

Sair da versão mobile