A astronauta Jessica Watkins, da NASA, será a primeira mulher negra a fazer parte da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22).

Watkins, de 33 anos, será uma das quatro tripulantes da missão SpaceX Crew-4, que partirá para o espaço em abril de 2022. Segundo a agência, os astronautas passarão seis meses conduzindo pesquisas científicas no laboratório de microgravidade da ISS.

Em entrevista ao jornal The New York Times, Jessica Watkins disse que espera que a ida à estação espacial seja um exemplo para as crianças negras, e “particularmente para as meninas negras, para serem capazes de ver um exemplo de como elas podem participar e ter sucesso”.

A equipe deixará a Terra no foguete SpaceX Falcon 9, saindo do Kennedy Space Center da NASA em Merritt Island, na Flórida. Esse é o quarto voo de rotação da tripulação da nave Crew Dragon rumo à Estação Espacial Internacional.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além da astronauta americana, também a bordo os astronautas Kjell Lindgren e Bob Hines, da NASA, e Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Watkins começou sua carreira na NASA ainda como estagiária e em 2017, foi selecionada como candidata ao cargo para a missão.