Espaço

Astronautas da SpaceX voltam à Terra após 6 meses na ISS

Nos seis meses de estadia na ISS, os astronautas da SpaceX supervisionaram mais de 200 projetos em ciência e tecnologia
Imagem: NASA/Divulgação

Na madrugada desta segunda-feira (4), quatro astronautas da SpaceX retornaram à Terra após seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). O retorno estava marcado para domingo (3), mas condições climáticas adversas estenderam a estadia por mais um dia.

Stephen Bowen e Warren Hoburg da NASA, juntos de Sultan Al Neayadi, dos Emirados Árabes, e Andrey Fedyaev, da Rússia, eram os membros da Crew-6, da SpaceX, que desembarcou na costa da Flórida às 01:17 desta segunda-feira (4). Dos quatro astronautas, apenas Bowen tinha ido ao espaço antes.

No dia 31 de agosto, Bowen afirmou, em uma cerimônia de despedida na ISS, que a experiência foi nova para todos, pois nem mesmo ele havia participado de uma missão tão duradoura.

O quarteto saiu da Terra no dia 2 de março, servido como engenheiros de voo das Expedições 68 e 69 na ISS. Durante a última semana, os astronautas se preparam para receber os membros da Crew-7, também da SpaceX, que chegaram à ISS no dia 27 de agosto. 

Nos seis meses de estadia na ISS, os astronautas da SpaceX supervisionaram mais de 200 projetos em ciência e tecnologia. Além disso, na ISS, os astronautas receberam os tripulantes da Axiom Mission 2. O grupo é formado por um ex-astronauta da NASA, três empresários que pagaram pela viagem, além de dois astronautas da Arábia Saudita.

Essa viagem faz parte dos planos de levar turistas e outros clientes à ISS regularmente. A NASA pretende ampliar a quantidade de atividades comerciais na baixa órbita da Terra.

Com a volta dos astronautas à Terra, a Expedição 69 da ISS continua com os membros da Crew-7, também da SpaceX. A Crew-6 foi a nona viagem da SpaceX para a NASA com tripulantes a bordo.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas