SpaceX: assista à decolagem da 2º tripulação comercial a viajar para ISS

Quatro astronautas decolam em direção à ISS a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX. Acompanhe o lançamento ao vivo
SpaceX: assista à decolagem da 2º tripulação comercial a viajar para ISS
Imagem: SpaceX/Twitter/Reprodução

No próximo domingo (21), quatro astronautas decolam em direção à ISS (Estação Espacial Internacional), a bordo da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX.

banner

A missão, que recebeu o nome de Ax-2, é a segunda tripulação comercial promovida pela startup Axiom Space. Além disso, esta é a primeira na história a levar astronautas da Arábia Saudita para a ISS. 

A partida do foguete Falcon 9 está programada para às 18h37 (horário de Brasília), a partir do Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, nos EUA. Porém, caso ocorra algum imprevisto técnico ou meteorológico, uma nova tentativa será feita na segunda-feira (22), às 18h14.

Assista ao vivo, por meio dos canais da NASA e SpaceX: 

A comandante da missão será a ex-astronauta da NASA, Peggy Whitson. Com experiência de 665 dias em órbita, ela é a norte-americana que passou mais tempo no espaço. 

Os outros três tripulantes são: o investidor e passageiro pagante, John Shoffner, além dos astronautas sauditas Ali Alqarni e Rayyanah Barnawi. Barnawi, por exemplo, será a primeira mulher árabe a ir para o espaço. 

SpaceX abre as portas para viagens comerciais

A expectativa é que a nave comercial da SpaceX fique ancorada na ISS por oito dias. Durante a estadia da Ax-2, os astronautas deverão conduzir mais de 20 experimentos científicos e tecnológicos em áreas como fisiologia humana, ciências físicas e engenharia. 

“[O objetivo é] ajudar a expandir o conhecimento para beneficiar a vida na Terra em áreas como saúde, materiais, desenvolvimento de tecnologia, e permitir avanços industriais”, diz a publicação oficial da SpaceX. 

Essa é a segunda missão da Axiom Space até a ISS com a SpaceX. Anteriormente, a Ax-1 foi lançada em abril de 2022, quando quatro pessoas viajaram ao laboratório orbital. Ao todo, a viagem no espaço se estendeu por 15 dias. 

Além de continuar com a realização de missões privadas, a Axiom tem planos futuros de construir e operar sua própria estação espacial privada em órbita baixa da Terra. A primeira parte dela deve ser lançada em 2025, sendo acoplada à ISS. 

Em seguida, a empresa enviará outros módulos para se conectarem com o primeiro. Posteriormente, o complexo se separará da ISS e se tornará em uma estrutura livre e independente no espaço, antes da aposentadoria da estação internacional — prevista para 2030. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas