Astronautas presos no espaço: onde assistir a “Gravidade”, filme com Sandra Bullock
“Gravidade” da vida real? Dois astronautas estão presos no espaço a bordo da nave espacial Starliner Boeing em uma missão que começou em 5 de junho. Os norte-americanos Sunita Williams e Barry Wilmore deveriam passar apenas oito dias na ISS (Estação Espacial Internacional). Ainda não se sabe quando eles voltarão à Terra, mas há testes planejados para o mês de julho. As informações são do The Guardian.
Apesar do imprevisto, autoridades da Nasa e da Boeing afirmam que a tripulação não está presa, pois as dificuldades técnicas não ameaçam a missão. Um porta-voz também disse que eles “não tem pressa para deixar a estação”, que tem “muitos suprimentos em órbita”. Além disso, “a programação da estação está relativamente aberta até meados de agosto”.
Com um ano de atraso, lançamentos malsucedidos e 1,5 mil milhões de dólares acima do orçamento, a missão teve problemas desde antes de partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Algumas delas, por exemplo, com propulsores de controle de reação e vazamentos de hélio.
Entretanto, o porta-voz da Boeing observou que esses não são problemas para a missão de retorno. “Quatro dos cinco propulsores que estavam desligados anteriormente estão agora operando normalmente”, disse.
Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da Nasa, disse em uma coletiva de imprensa na semana passada que a agência está demorando e seguindo seu “processo padrão de equipe de gerenciamento de missão”.
Contudo, a espaçonave está autorizada a retornar à Terra em caso de emergência. Além disso, se necessário, os astronautas podem “pegar carona” com a nave Dragon, da SpaceX, atualmente na ISS.
“Gravidade”: Como é ficar preso no espaço?
Embora a NASA e a Boeing neguem que a dupla de astronautas esteja presa, uma situação semelhante já aconteceu no passado, na ficção.
No filme de ficção científica “Gravidade” (2013), Sandra Bullock e George Clooney interpretam a Dra. Ryan Stone e o astronauta Matt Kowalsky. Juntos, eles trabalham para sobreviver após um acidente deixá-los completamente à deriva no espaço, sem ligação com a Terra e sem esperança de resgate.
Atualmente, o longa-metragem está disponível na plataforma de streaming Max. Assista ao trailer abaixo: