_Arqueologia

Astronomia do passado: quais os primeiros registros de observação do céu

Nebra Sky Disc, Zodíaco de Dendera e mais: confira como a astronomia era compreendida por 3 civilizações do passado

Imagem: Federico Beccari/Unsplash/Reprodução

Em 1543, Nicolau Copérnico sugeriu a teoria do heliocentrismo, ou seja, que a Terra e os demais planetas giravam ao redor do Sol. Outros cientistas notáveis, como Galileu Galilei, ajudaram a comprovar essa tese e mudar os rumos da astronomia.

Passados alguns séculos, os pesquisadores conquistaram equipamentos bons o suficientes para produzir mapas detalhados do universo. Mas isso não significa que aqueles que vieram antes não tinham compreensão nenhuma sobre o cosmos. 

Um texto chinês de três mil anos atrás, por exemplo, parece indicar a primeira evidência de aurora boreal já registrada na história. Há ainda outros objetos descobertos por arqueólogos que apontam para fenômenos astronômicos observados a olho nu. 

Confira três evidências importantes da exploração astronômica por povos antigos, listadas pelo portal Astronomy

Nebra Sky Disc

O Nebra Sky Disc, encontrado na Alemanha, é considerado o primeiro retrato do universo. Imagem: Frank Vincentz/Wikimedia Commons/Reprodução

O Nebra Sky Disc é considerado o primeiro retrato do universo. O círculo de bronze, que data de 1600 a.C., foi encontrado por pesquisadores duas décadas atrás na região leste da Alemanha. 

Ele possui 30 centímetros e foi decorado com tiras de ouro que formam um Sol (ou Lua cheia), uma Lua crescente e várias estrelas, que parecem remeter a Plêiades – grupo de astros na constelação do Touro. 

Não está claro o contexto em que o objeto foi usado, mas os cientistas sugerem que ele possa ter sido aplicado para fins religiosos ou agrícolas.

Zodíaco de Dendera

Zodíaco de Dendera traz as constelações representadas por figuras de animais. Imagem: zeevveez/Flickr/Reprodução

O Zodíaco de Dendera data do primeiro século antes de Cristo e foi criado pelos egípcios. Na época, essa civilização já desenvolvia cartas estelares, que parecem ter sido usadas em rituais fúnebres para guiar os mortos na vida após a morte. 

O objeto descoberto por cientistas em 1799 foi usado para decorar o teto de um templo dedicado ao deus Osíris. A primeira vista, fica a impressão de que são apenas animais aleatórios desenhados, mas os carneiros, leões e crocodilos representam nada menos do que as constelações celestes.

Esfera armilar

Imagem: Reprodução

A esfera armilar é como um globo terrestre com vários anéis. A Terra está fixa no centro, enquanto gira ao seu redor o Sol, a Lua e as astrelas.

O objeto desenvolvido na Grécia Antiga é considerado “ptolomaico”, ou seja, segue as crenças de Alexandrino Ptolomeu, astrônomo que acreditava no geocentrismo. As esferas que mostram a Terra orbitando o Sol são, por sua vez, “copernicanas”.

Sair da versão mobile