Astrônomos dizem que planeta “ovo” está em rota de colisão com estrela
O curioso planeta “ovo” WASP-12b, localizado a cerca de 1.400 anos-luz da Terra, está condenado. Astrônomos da Universidade de Pádua (Itália) descobriram que ele está em uma trajetória em espiral mortal que o enviará em direção à sua estrela-mãe.
O WASP-12b leva apenas 1,1 dia para circundar completamente o seu sol e o calor escaldante da estrela está lentamente destruindo e devorando a atmosfera do planeta.
Estimativas anteriores davam ao WASP-12b cerca de 10 milhões de anos antes do seu inevitável desaparecimento. Mas um novo estudo, publicado no arXiv, diz que é mais provável que o planeta colida com a sua forma estelar mais cedo.
“De acordo com os nossos cálculos, o planeta irá colidir com a estrela [WASP-12] em apenas 3 milhões de anos, um período de tempo incrivelmente curto, considerando que a estrela parece ter apenas 3 mil milhões de anos”, disse ao portal Space Pietro Leonardi, principal autor do estudo.
“Quando o planeta colidir inevitavelmente com a estrela, a primeira indicação será uma explosão de luminosidade, que fará com que a estrela se torne centenas de vezes mais brilhante do que é hoje”, disse Leonardi.
“Esse aumento não durará muito e desaparecerá rapidamente. Mas talvez os humanos do futuro possam estar lá para vê-lo e estudá-lo”, completou.
Planeta WASP-12b muito perto da sua estrela
Com quase duas vezes o tamanho de Júpiter, WASP-12b é um gigante gasoso cuja temperatura é de aproximadamente 2.210 graus Celsius. E justamente por causa desse calor que ele tem seu formato de “ovo”.
Segundo a NASA, a gravidade causa enormes forças de maré que esticam o planeta na forma de um ovo.
Além disso, estudos de dezembro de 2010 indicam que WASP-12b tem uma alta taxa carbono-oxigênio, indicando que ele é um planeta de carbono
Em 2017, astrônomos descobriram que o exoplaneta WASP-12b não reflete quase nenhuma luz, fazendo com que pareça essencialmente preto. Por fim, isso significa que o WASP-12b é duas vezes menos reflexivo do que a nossa lua.