A taiwanesa ASUS atravessa uma reestruturação interna que deve reverberar em vários setores da empresa. De acordo com o portal TechNews, um dos principais efeitos da reformulação pode ser a demissão de funcionários do departamento de PCs que trabalham em Taiwan e China.
As informações indicam que a empresa também deve descontinuar a linha Zenfone, uma de suas marcas mais mais populares. Parte dos profissionais da divisão devem ser realocados para trabalhar na seção responsável pelo desenvolvimento do Rog Phone, que é voltado para o público gamer.
A suposta decisão de encerrar o Zenfone pode ter sido tomada em razão do baixo retorno financeiro das últimas versões, que mesmo contando com um público fiel, está atingindo números abaixo da expectativa. Em contrapartida, os dispositivos ROG Phone têm registrado um desempenho mais consistente e obtendo lucro mais significativo para a empresa.
A linha Zenfone foi apresentada em 2014, e chegou na décima geração neste ano em uma versão mais compacta, indo na contramão do que a indústria dos smartphones vem apostando nos últimos anos: aparelhos premium cada vez com telas cada vez maiores.
O processo de reformulação já acontece há pelo menos 5 anos, quando a empresa começou a focar apenas em smartphones de alto desempenho para uso geral e para o público gamer. As mudanças começaram com a saída do CEO Jerry Shen em 2018 e podem culminar em uma das maiores mudanças recentes na empresa, o fim do Zenfone.
Por enquanto, a ASUS não comentou publicamente as informações, que ainda são tratadas apenas como rumores.