Segundo o jornal britânico The Guardian, a Coreia do Norte poderia atingir os Estados Unidos com uma "chuva de fogo" de mísseis se os americanos atacarem primeiro. Mas até onde a Coreia do Norte consegue enviar os 5 a 7 mísseis que supostamente têm?

Se eles usarem mísseis de curto a médio alcance, provavelmente vai ser o Musudan, que tem alcance de 2500 a 4000 km. O "anel" cinzento do mapa acima mostra a área entre o alcance mínimo e máximo do Musudan. Nem chega perto dos EUA, mas a Rússia e a China que tomem cuidado.

No entanto, se eles usarem os mísseis Taepodong-2 de longo alcance e de três estágios, a distância máxima possível é de 10000 km. Aí sim o mundo está perdido: o míssil alcança toda a Europa e a parte oeste dos EUA (adeus Hollywood!). Se bem que o Brasil — aliás, toda a América do Sul — ficaria de fora. Mas um cenário mais provável é um alcance de 4500 km, o que nem encosta em terras americanas. Então dá para relaxar, exceto se você estiver em Xangai ou Vladivostok. Se for o caso, que raios você está fazendo em Vladivostok? [The Guardian e Great Circle Mapper: mapa 1 e mapa 2]