_Tecnologia

Atenção, gamers! LG e AUO já preparam telas com resolução de 480 Hz

AU Optronics é a fornecedora das marcas Acer e Asus e está desenvolvendo monitores que prometem entregar até 480 Hz para o mercado gamer

monitor

Imagem: Unsplash/Reprodução

A comunidade gamer entende bem a importância de uma tela com boa taxa de atualização e como ela pode ser decisiva para a qualidade de uma gameplay. Pensando neste público, a AU Optronics (AUO) está desenvolvendo monitores de até 480 Hz.

O anúncio está de acordo com algumas informações que passaram a circular na internet no final do ano passado sobre a LG e AUO estarem trabalhando juntas em monitores de alta taxa de atualização. Os monitores devem chegar em breve ao mercado de eletrônico, mas já prometem entregar um outro nível de fluidez nas gameplays.

A empresa, que fornece monitores para marcas como Acer e Asus, trabalha em um monitor de 24 polegadas, resolução Full HD e 480 Hz e também uma versão de 16 polegadas para notebooks gamers em desenvolvimento no momento. A tela também tem 1920×1080 pixels (resolução Full HD) e a incrível taxa de atualização de 480 Hz.

Em ambos os casos a AUO preferiu sacrificar a resolução da tela em detrimento da taxa de atualização. Monitores com altas taxas de atualização são extremamente caros, e, se esses dispositivos em desenvolvimento pela empresa tivessem resolução 4K, seriam ainda mais inacessíveis para o grande público.

Embora não seja o máximo que a tecnologia moderna pode oferecer, a resolução full HD em monitores com 480 Hz já é um importante avanço. Em 2017, a ZisWorks, empresa desenvolvedora de componentes eletrônicos para o público gamer, apresentou um projeto de tela com 480 Hz de taxa de atualização, mas com resolução de 960 x 540 pixels

A taxa de atualização de um monitor é medida em Hertz (Hz) e diz respeito à quantidade de vezes que uma imagem é atualizada a cada segundo, ou seja, uma tela de 60Hz atualiza as imagens 60 vezes por segundo. Os monitores de 60Hz são os mais comuns e mais baratos, mas a recomendação é, caso o monitor seja para jogos, a com maior taxa de atualização.

Os dispositivos com maior taxa de frequência são mais caros, mas entregam uma experiência muito melhor, principalmente para jogadores que jogam games competitivos, onde cada milissegundo importa e o tempo de resposta da tela pode ser decisivo para uma vitória ou derrota.

Sair da versão mobile