Atenção, saudosistas: novo console vai rodar jogos do Nintendo 64 em 4K
A empresa Analogue, especializada na fabricação de videogames retrô, anunciou um novo console que deve agradar bastante aos entusiastas de games clássicos. O dispositivo é capaz de executar jogos de Nintendo 64 em resolução 4K.
O Analogue 3D é uma versão reinventada do N64. Contudo, segundo a fabricante, não é um hardware genérico que apenas emula o funcionamento do console. Ele na verdade vem equipado com a tecnologia field-programmable gate array (FPGA). Ou seja, na prática, reproduz o funcionamento de um Nintendo 64 real.
O desenvolvimento da tecnologia FPGA do Analogue 3D exigiu altos investimentos, durou aproximadamente três anos. Assim, é considerada a tecnologia mais sofisticada e cara da empresa.
As informações divulgadas pela empresa revelam que o console começará a ser comercializado posteriormente, em algum momento de 2024. Os detalhes sobre os preços ainda permanecem um verdadeiro mistério.
O CEO da Analogue, Christopher Taber, fez uma declaração polêmica ao defender seu novo videogame em conversa com o portal Videogames Chronicle. De acordo com o chefão da companhia, nem mesmo a Nintendo seria capaz de oferecer uma experiência de nível tão alto.
Nintendo 64
O N64 foi lançado pela “Big N” em 1996 e, ao lado do PlayStation original, é um dos responsáveis pela revolução dos jogos com gráficos tridimensionais no final da década de 90. No Brasil o console chegou em 1996 e fez bastante sucesso com títulos como “Banjo-Kazooie, The Legend of Zelda e Super Mario 64.
O console também é conhecido por ser um dos primeiros da história a apresentar controles analógicos. E também a oferecer aos jogadores quatro portas para conexão de controladores. Dessa maneira, possibilitava a disputas de partidas multiplayer local com até 4 jogadores.