_Cultura

Ator de Round 6 faz história ao vencer prêmio do Globo de Ouro 2022

Os resultados foram divulgados no site e redes sociais do prêmio que, apesar das polêmicas, deu destaque para alguns dos filmes e séries mais comentados da temporada

Round 6

Imagem: Divulgação Netflix

A 79ª edição do Globo de Ouro anunciou os vencedores na noite deste domingo (09), em seu site oficial e redes sociais. Sem a sua tradicional festa, com a presença de celebridades e profissionais da imprensa, a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood revelou os vencedores da premiação em um evento fechado, atualizando em tempo real os vencedores nas suas redes sociais. 

Após uma série de polêmicas envolvendo a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, a NBC, que detém os direitos de exibição do prêmio nos Estados Unidos, deixou o Globo de Ouro de fora da grade do canal este ano. Além disso, as celebridades boicotaram o evento e não aceitaram o convite feito para participar do anúncio, após diversas acusações de racismo e corrupção.

Porém, por outro lado, a premiação quebrou alguns tabus neste ano. Aos 77 anos, Oh Yeong-su venceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em série de TV no Globo de Ouro 2022 pelo papel em “Round 6” (Squid Game). 

A vitória do ator sul-coreano Oh Yeong-su no Globo de Ouro 2022 representou uma quebra de tabu e estabeleceu um novo recorde na premiação. O primeiro recorde quebrado é o da idade. O astro de “Round 6” se tornou o mais velho a levar um prêmio no Globo de Ouro.

Depois, Oh Yeong-su se torna um caso raro na premiação. É um artista de fora dos Estados Unidos que leva um prêmio importante dentro das categorias de TV, o que é bastante raro. Essa quebra de paradigma com a vitória do ator de “Round 6” pode indicar mudanças para o futuro de premiações e do próprio Globo de Ouro.

Oh Yeong-su estava concorrendo contra Billy Crudup (The Morning Show), Kieran Culkin (Succession), Mark Duplass (The Morning Show) e Brett Goldstein (Ted Lasso) na categoria. Para quem não lembra, ele interpretou Oh Il-nam, o Jogador 001, um carismático senhor envolvido numa das maiores reviravoltas da trama. O protagonista Lee Jung-jae também estava concorrendo como melhor ator de drama, mas perdeu para Jeremy Strong (Succession). O mesmo valeu para a categoria principal.

Veja a lista completa com os vencedores (em negrito):

Melhor filme (drama)

Melhor filme (comédia ou musical)

Melhor animação

Melhor roteiro

Melhor diretor

Melhor trilha sonora

Melhor canção original

Melhor ator (drama)

Melhor atriz (drama)

Melhor ator (musical ou comédia)

Melhor atriz (musical ou comédia)

Melhor ator coadjuvante

Melhor atriz coadjuvante

Melhor filme em língua estrangeira

Melhor série de drama

Melhor série de comédia

Melhor minissérie ou filme para TV

Melhor ator (drama)

Melhor atriz (drama)

Melhor ator (comédia)

Melhor atriz (comédia)

Melhor ator (minissérie ou filme para a TV)

Melhor atriz (minissérie ou filme para a TV)

Melhor ator coadjuvante

Melhor atriz coadjuvante

Sair da versão mobile