Tecnologia

Atualização do ChatGPT traz pesquisa na web em tempo real

Voltar com o recurso de pesquisa na web no ChatGPT sinaliza que a OpenAI trabalha bastante para não perder seu lugar na corrida das IAs generativas.
Imagem: Ilgmyzin/Unsplash/Reprodução

Na quarta-feira (27) a OpenAI revelou que o ChatGPT agora pode fazer pesquisa na web em tempo real, obtendo respostas de fontes “atuais e autorizadas”, as quais o chatbot cita em suas respostas.

Por enquanto, a funcionalidade “Navegar com Bing” está disponível apenas para assinantes Plus e Enterprise do ChatGPT, mas a OpenAI indica que, em breve, estará acessível “a todos os usuários”.

Vale ressaltar que esse recurso não é novo, pois a OpenAI lançou a função pesquisa na web em tempo real em maio. No entanto, em julho a função foi removida por questões de segurança. 

Portanto, a pesquisa na web em tempo real é uma atualização, em vez de um novo recurso. O próprio CEO da OpenAI enfatizou isso no X/Twitter. Sam Altman publicou sobre a pesquisa na web no ChatGPT usando uma gíria que significa que as coisas “estão voltando a ficar boas”.

Mesmo assim, essa ‘atualização’ aumenta as capacidades do ChatGPT para superar ainda mais os rivais. O  Bing Chat, da Microsoft, e Bard, do Google, já possuem recursos similares de pesquisa na web.

Como usar a pesquisa na web em tempo real no ChatGPT:

  • Clique em ‘Perfil e Configurações’
  • Selecione ‘Recursos Beta’
  • Ative ‘Navegar com Bing’
  • Escolha Navegar com Bing abaixo da opção GPT-4.

Voltar com o recurso de pesquisa na web no ChatGPT sinaliza que a OpenAI trabalha bastante para não perder seu lugar na corrida das IAs generativas. O ‘tweet’ de Sam Altman, após polêmicas envolvendo o chatbot, representa esse propósito de não perder a corrida.

Aliás, ontem (27), no evento Meta Connect, a Meta anunciou que também usará o Bing para fornecer resultados da web em tempo real para o seu assistente IA. A empresa vai integrar esse assistente ao WhatsApp, Instagram e Messenger.

Outros recursos que a OpenAI lançou recentemente incluem o modelo multimodal, anunciado na terça-feira (26). Essa novidade permite pesquisas e respostas por voz e interpretação de imagem no ChatGPT.

Desse modo, os novos recursos do modelo multimodal e o retorno da pesquisa na web em tempo real no ChatGPT são cruciais para manter sua posição no mercado.

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas