Atualização falsa do Chrome está espalhando malware em computadores
Avisos de atualizações falsas do Google Chrome estão espalhando malwares em computadores, segundo apontou o pesquisador de segurança Rintaro Koike.
Segundo informações do TechRadar, hackers estão exibindo mensagens em páginas da web para instalar softwares maliciosos. Os malwares evitam a detecção de antivírus e infectam computadores com mineradores de criptomoedas, entre outros arquivos problemáticos.
O golpe encaminha os usuários a uma página que exibe um alerta de “Exceção de atualização”. A mensagem diz: “Ocorreu um erro na atualização automática do Chrome. Instale o pacote de atualização manualmente mais tarde ou aguarde a próxima atualização automática”.
Então, um arquivo manipulado como atualização do Chrome é instalado. O arquivo contém um minerador de criptomoeadas Monero, que compromete as ferramentas de antivírus e usa recursos da CPU, causando lentidão no computador.
A ação existe desde outubro de 2022, mas ganhou força em fevereiro deste ano, principalmente em sites japoneses, em coreano e espanhol. Entretanto, usando códigos JavaScript para reconhecer o idioma do sistema de cada um, pode representar um perigo para diversas pessoas ao redor do mundo.
Para se proteger dos ataques, a recomendação é não baixar softwares de pop-ups. O download de atualizações deve ser feito diretamente das páginas dos desenvolvedores.