O iOS 17.4 está sendo liberado nesta semana com algumas atualizações bastante discretas. O grande destaque desta nova versão é a possibilidade de execução de lojas digitais de aplicativos de empresas terceiras, mas está mudança vale apenas nos países que compõem o bloco europeu. Mas a Apple também atenta para a segurança. Veja abaixo.
Na postagem mais recente da Apple em sua página oficial de suporte, a empresa revelou que a atualização também é importante para a segurança dos usuários. A versão mais recente do iOS corrige duas “falhas de dia zero” no kernel do iOS e no RTKit da empresa.
Os problemas deixam os smartphones da marca vulneráveis a ação de hackers. Na prática, os bugs permitem que pessoas mal intencionadas possam ter acesso de alto nível aos dispositivos. Os tablets da “maçã” também apresentaram as mesmas falhas. Por isso, a nova versão do iPadOS também tem foco em resolver esta questão de segurança de vez.
Apple reconhece falha de segurança
A Apple reconhece que a vulnerabilidade de segurança pode ter sido explorada, mas não divulgou mais detalhes a respeito. Se uma falha de dia zero foi utilizada, muitas pessoas podem ter sido impactadas sem ter conhecimento. Por esse motivo, é recomendável que os usuários de iPhones e iPads procurem atualizar seu aparelhos o mais rápido possível.
Para conferir se a nova versão do software operacional já está disponível é só acessar “Ajustes”, depois “Geral” e em seguida “Atualização de Software” e seguir as instruções exibidas na tela.
A importância de manter o celular sempre atualizado
É importante destacar que, manter o celular sempre atualizado dificulta a ação de agentes mal intencionados. Problemas, bugs ou falhas de segurança são muito comuns no mundo da tecnologia. Por isso, fabricantes de aparelhos celulares, tablets e computadores sempre oferecem um suporte estendido para atualizações de segurança. E sempre superando o período de garantia dos updates de software.
Conforme a tencnologia evolui, mais ferramentas os criminosos cibernéticos têm a sua disposição e mais sofisticados se tornam os métodos de operação. Por isso, é fundamental sempre conferir se existem atualizações disponíveis porque, mesmo que ela não traga grande alterações visuais ou recursos de última geração, podem aumentar a resistência do produto contra a atuação de hackers.
– Leia também no Giz Brasil:
“Celular seguro” da Apple está chegando aos iPhones no iOS 17.3