Tecnologia

A batalha continua: Apple cria nova barreira para “Fortnite” no iOS

Decisão da gignte de Cupertino adia o retorno do game aos dispositivos móveis da marca
Imagem: Unsplash/Reprodução

Em um movimento bastante surpreendente, a Apple encerrou a conta de desenvolvedor da Epic Games, do game “Fortnite”, no iOS. Dessa forma, isso significa que a empresa não poderá mais levar sua loja digital e o “Fortnite” aos iPhones. A informação foi confirmada em comunicados oficiais publicados das duas empresas.

Ao encerrar a conta de desenvolvedor da Epic, a Apple está eliminando um dos maiores concorrentes potenciais da App Store. Eles estão minando nossa capacidade de ser um concorrente viável e estão mostrando a outros desenvolvedores o que acontece quando você tenta competir com a Apple ou crítica suas práticas injustas”, afirmou a Epic Games.

As empresas estão em um embate ferrenho desde 2020, quando a Epic Games “burlou” o processador de pagamentos da App Store para não pagar à “maçã” uma taxa de 30% por transações financeiras, que é considerada abusiva por vários desenvolvedores. Assim, na ocasião, a plataforma acabou sendo excluída indefinidamente do iOS.

No entanto, após a aprovação da Lei dos Mercados Digitais (DMA) o cenário se transformou por completo. A Apple foi obrigada a permitir lojas digitais de concorrentes em sua plataforma móvel dentro de todos os países que compõem a União Europeia.

Em janeiro, a Epic Games anunciou, com bastante entusiasmo em seus canais oficiais, que estaria de volta ao iOS em breve, mas parece que isso não irá se concretizar tão cedo após a medida tomada pela Apple, classificada pela empresa de jogos eletrônicos como uma violação ao DMA.

Afetou o “Fortnite: qual é o posicionamento da Apple?

Para a Apple, como aconteceu no passado, a Epic Games não tem a  menorintenção de seguir as novas regras. Em comunicado escrito por Phil Schiller, executivo da “maçã”, a empresa ainda cita algumas críticas recebidas como evidência de que a Epic planeja violar os novos termos.

Além disso, a gigante de Cupertino afirma ter respaldo judicial para a decisão. E alega que têm autonomia para encerrar contas de desenvolvedor da controladora de “Fortnite” em razão de suas violações contratuais que aconteceram no passado.

Diante do comportamento passado e contínuo da Epic, a Apple optou por exercer esse direito

É importante lembrar que, por determinação do DMA, o iOS passou a ter suporte a lojas de softwares de terceiros nesta semana na Europa. Isso é um marco para a plataforma que sempre foi muito fechada.

Por fim, nas outras regiões do planeta, a situação continua a mesma.

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas