As mais recentes atualizações do Windows 8.1 trouxeram algumas mudanças na Windows Store: agora a loja de apps da Microsoft tem uma barra de navegação persistente, apps universais de Windows e algumas coleções de apps.

Vamos por partes. A barra de navegação persistente, como o nome sugere, fica na parte superior da tela e não sai jamais, não importa para onde você vá. É um jeito de facilitar o acesso às diferentes partes da Windows Store. Não importa se você está na área de jogos – é só clicar na barra de navegação superior para alcançar os apps mais baixados, por exemplo, sem precisar retornar à tela inicial.

barrapersistente

Já as coleções são conjuntos de apps selecionados pela Microsoft para ajudar quem está procurando o que baixar para o PC ou tablet. Quem acabou de instalar o Windows 8 pode, por exemplo, ver a coleção “Começando”, com atalhos para baixar Netflix, Facebook, Photoshop Express, Angry Birds e mais. Ou o “Planeje a sua viagem”, com opções de apps que ajudam futuros turistas.

colecoes

Por fim, os apps universais anunciados na Build em abril começaram a dar as caras. Desenvolvedores podem escolher por disponibilizar seus apps (gratuitos ou pagos) tanto para serem utilizados no Windows quanto no Windows Phone. A compra fica vinculada à sua conta – se você baixar, por exemplo, Halo: Spartan Assault no PC, também poderá baixá-lo no Windows Phone. Esses apps universais acompanham um ícone com um PC e um smartphone, posicionado logo ao lado do preço, na página de apps, ou ao lado do seu nome na página inicial

appuniversal1

Ícone de identificação de app universal na página do app

A nova Windows Store já está disponível para o Windows 8.1 Update através de uma atualização do Windows – se você ainda não recebeu, deve receber nos próximos dias. [The Next Web]