Audiência de “The Crown” cresce na Netflix após morte da Rainha Elizabeth 2ª

Segundo a Variety, o número de visualizações da série entre sexta-feira e domingo foi oito vezes maior do que a quantidade atingida no mesmo período da semana anterior
The Crown
Imagem: Divulgação/Netflix

O falecimento da Rainha Elizabeth 2ª na última semana gerou repercussões em todo o mundo, incluindo no entretenimento, já que a monarca foi exaustivamente retratada nas telas. A série de drama “The Crown” certamente se beneficiou do contexto, visto que a produção da Netflix teve um aumento gigantesco em sua audiência.

Segundo informações divulgadas pela Variety, entre sexta e domingo (9 a 11 de setembro), a audiência do programa nos países do Reino Unido aumentou mais de 800% em comparação com o mesmo período na semana anterior. Nos EUA, a audiência de “The Crown” mais do que quadruplicou, e na França a visualização triplicou, de acordo com a Whip Media.

Em todo o mundo, a audiência de “The Crown” aumentou quase quatro vezes no último fim de semana em relação ao fim de semana anterior, de acordo com a Whip Media. As descobertas são baseadas em dados extraídos do TV Time, aplicativo de rastreamento de TV e filmes da Whip Media, que tem mais de 22 milhões de usuários registrados em todo o mundo.

Baseada em eventos históricos, a série dramatiza a vida da rainha Elizabeth 2ª e os eventos políticos e pessoais que moldaram seu reinado. A produção conta a trajetória da monarca, desde o seu casamento em 1947 ao início dos anos 2000.

Cada temporada consiste em cerca de uma década de sua vida e aborda a política e a vida pessoal de vários outros personagens históricos que fizeram parte do reinado da rainha — como Philip, duque de Edimburgo, princesa Margaret, príncipe Charles, princesa Diana, entre outros.

Na quarta temporada, um dos principais arcos da série foi o romance entre o Príncipe Charles e Diana Spencer, o qual foi aclamado pela crítica. Agora, a produção se prepara para a 5ª temporada, que será lançada pela Netflix em novembro de 2022. O sexto ano, ainda sem data anunciada, deve ser o último da produção.

A quinta temporada de “The Crown” vai apresentar um novo elenco. Imelda Staunton será a rainha Elizabeth, Jonathan Pryce será o príncipe Philip, Dominic West será o príncipe Charles e Elizabeth Debicki será a princesa Diana. Olivia Williams foi escalada como Camilla Parker Bowles e Jonny Lee Miller aparecerá como o primeiro-ministro John Major.

Até o momento, todos os personagens anunciados manterão seus papéis na 6ª temporada, que, na teoria, deveria terminar com os personagens em 2002 – ano em que Elizabeth perdeu a rainha-mãe e a princesa Margaret.

Porém, havia boatos de que o criador da série, Peter Morgan, já planejava estender a trama até 2005, ano em que Charles se casou com Camilla Parker Bowles. “É uma mudança pequena, mas significativa, porque é vista como o início de uma era que se torna mais focada nos príncipes William e Harry e seu pai”, disse um insider ao jornal The Sun. “O casamento de Charles e Camilla é tratado como o fim de um período turbulento na história dos Windsor e o início de um novo”, completou.

Vale lembrar que três atrizes já interpretaram a monarca em “The Crown”: Claire Foy (nas temporadas 1 e 2), Olivia Colman (temporadas 3 e 4). Na semana passada, Netflix confirmou que interromperia a produção da sexta e última temporada de “The Crown” devido à morte da rainha.

A série no total ganhou 11 Emmys no ano passado, incluindo séries dramáticas de destaque, dois Emmys em 2020, cinco em 2018 e três em 2017. “The Crown” é produzido pela Left Bank Pictures em associação com a Sony Pictures Television para Netflix. Enquanto a produção não chega, confira o trailer do último ano:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas