Rainha Elizabeth 2ª, ícone da cultura mundial, morre aos 96 anos
A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos. Ela governou por mais tempo que qualquer outro monarca na história britânica e tornou-se um ícone da cultura pop em todo o mundo.
“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde”, anunciou a família real. “O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Elizabeth estava sob cuidados médicos desde ontem, quando a família real foi chamada para acompanhá-la no Castelo de Balmoral, na Escócia. Em sua morte, estavam presentes seus quatro filhos, os príncipes Charles, Andrew, Edward e a princesa Anne, e os netos William e Harry.
A rainha Elizabeth morre 18 meses depois da morte de seu marido, o príncipe Philip, com quem viveu por mais de 70 anos. O duque de Edimburgo morreu em 9 de abril de 2021, aos 99 anos. O próximo na linha de sucessão é o príncipe Charles, de 73 anos.
Exemplo de respeito à vida pública
Quando nasceu, Elizabeth não era a herdeira natural do trono. O reinado deveria ficar com seu tio, Edward 7º, mas ele abdicou da posição. No lugar ficou George 7º, o pai de Elizabeth, que morreu em 1952.
Elizabeth completou 70 anos de reinado em 2 de junho. Ela foi coroada em 1953, quando tinha apenas 26 anos. Diferente de outros monarcas, preferiu manter o próprio nome e foi inovadora em uma série de ações, como a primeira transmissão ao vivo de uma cerimônia real.
Ela também definiu que a realeza deveria pagar impostos sobre sua renda pessoal e foi pioneira nas transmissões de discursos televisionados ao vivo no Natal.
Modesta, dificilmente demonstrava seus sentimentos e emoções em público. Até o último dia de sua vida, cumpriu seus afazeres como figura pública. Na quarta-feira (7), cumprimentou o Brasil por seus 200 anos de independência e reuniu-se com a nova primeira-ministra britânica, Lizz Truss.
Durante seu reinado, Elizabeth trabalhou com 15 primeiro-ministros. Entre eles estão grandes nomes como Winston Churchill (1951 a 1955), que a ajudou nos primeiros anos como rainha, e Margareth Thatcher (1979 a 1990).
Como você talvez se lembre, a morte de Elizabeth 2ª foi anunciada erroneamente pelo jornal Folha de S.Paulo em abril deste ano — o que gerou comoção internacional. Curiosamente, a data de publicação do erro coincide com o dia em que Elizabeth 1ª, sua mãe, faleceu, há 20 anos. Você pode ler mais sobre essa história clicando neste texto do Giz.