Balanço do Twitter traz resultados abaixo da expectativa
O Twitter divulgou nesta quinta-feira (10) a receita de publicidade trimestral. O crescimento de usuários foi abaixo do esperado, além de constatar que a receita também foi abaixo das metas de Wall Street, o que indica que seu plano de recuperação ainda não deu frutos.
Outra rede social, o Facebook, também não teve um trimestre bom. Aliás, foi pior que o Twitter, veja aqui.
Mas apesar de não ter alcançado o objetivo inicial, o Twutter ressaltou que fez um “progresso significativo” e que a tendência é atingir a meta de 315 milhões de usuários e US$ 7,5 bilhões em receita anual até o final do próximo ano. Para isso, a rede social precisará adicionar mais 12 milhões a cada trimestre nos próximos dois anos.
A empresa também frisou que o impacto das mudanças nas políticas de privacidade da Apple será “modesto” e que a empresa poderá “navegar por potenciais futuras mudanças”.
Desde o ano passado, empresas como Twitter, Facebook e demais redes sociais precisam pedir autorização de usuários para coletar seus dados se estes forem clientes da Apple.
O Twitter tem buscado grandes projetos, como salas de bate-papo de áudio e boletins informativos, para acabar com a estagnação de longa data e atrair novos usuários e anunciantes. Mas os resultados trimestrais levantaram dúvidas sobre o plano do Twitter, já que os analistas esperavam sinais mais rápidos de progresso.
A receita alcançou US$ 1,57 bilhão no quarto trimestre, levemente abaixo da previsão de US$ 1,58 bilhão de analistas, mas um avanço de mais de 20% na comparação com igual período de 2020. No ano, o faturamento da empresa foi de US$ 5 bilhões, alta de 37% sobre 2020.
A empresa teve 217 milhões de usuários ativos diários monetizáveis no quarto trimestre, o que resultou no total de 6 milhões a mais do que os 211 milhões que tinha no terceiro trimestre. Mas apesar do crescimento, analistas esperavam que a empresa alcançasse 8 milhões de novos usuários nesse período.
A empresa espera que o crescimento de novos usuários aumente globalmente ao longo de 2022.
Leia também: Como silenciar palavras e pessoas no Twitter.