Ciência

Baleias belugas são resgatadas de cidade bombardeada na Ucrânia

Em meio à guerra da Ucrânia contra a Rússia, as baleias belugas são transportadas para aquário na Espanha; veja
Imagem: Reprodução

Um casal de baleias beluga foi retirado de um aquário na cidade de Kharkiv, na Ucrânia. Os animais, Plombir, de 15 anos, e Miranda, de 14, foram transportados para o maior aquário da Europa, em Valência, Espanha, nesta quarta-feira (19). O resgate foi considerado o mais complexo de mamíferos marinhos já realizado. As informações são do jornal The New Tork Times.

whatsapp invite banner

Dan Ashe, chefe da Associação de Zoológicos e Aquários dos EUA, disse que foi necessária “a equipe de elite de especialistas em mamíferos marinhos do mundo” para o transporte, que teve semanas de preparação.

Profissionais do Oceanogràfic de Valencia, do Georgia Aquarium em Atlanta e do SeaWorld auxiliaram na viagem. Assim, a operação durou 36 horas ao longo de mais de três mil quilômetros e começou na noite de segunda-feira (17), com caixas de transporte, caminhão e um avião fretado.

Nas últimas semanas, bombas explodiram perto do NEMO Dolphinarium. Segundo Daniel Garcia-Párraga, diretor de operações zoológicas do Oceanogràfic de Valencia, “se tivessem continuado em Kharkiv, as suas hipóteses de sobrevivência teriam sido muito reduzidas”.

Isso porque, as belugas, cujo habitat natural é o Ártico, precisam de água fria. Entretanto, a devastação da rede elétrica na segunda maior cidade ucraniana dificultou o resfriamento das águas do aquário. Ou seja, tornou necessário o uso de gerador. Além disso, a dieta das baleias foi reduzida pela metade devido à escassez dos 60 quilos de lula, arenque, cavala e outros peixes frescos que a dupla come diariamente.

Acusação de maus tratos de animais no aquário ucraniano

Natalia Gozak, oficial de resgate de vida selvagem do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, disse que as baleias nunca deveriam ter estado em Kharkiv, destacando sinais de que NEMO teria obtido ilegalmente alguns animais.

O Dolphinariums NEMO, aliás, anteriormente chegou a enfrentar acusações de abuso de animais. A instituição negou e o delfinário em Kharkiv segue aberto, com shows de golfinhos mesmo em meio a alertas de ataques aéreos.

Assista ao transporte das baleias beluga da Ucrânia para a Espanha:

Leia também no Giz Brasil: Baleias estão encolhendo e o culpado disso é o homem, diz estudo.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas