Ucrânia: vídeo mostra robô kamikaze destruindo pontes contra Rússia

Apelidado de “ratel”, robô kamikaze da Ucrânia é pequeno, mas conseguir destruir tanques, trincheiras e construções
Robô kamikaze da Ucrânia é apelidado de ratel
Imagem: @front_ukrainian/X/Reprodução

A Ucrânia está usando um robô suicida no estilo “Robot Wars” para impedir que as tropas russas avancem no país. Projetado com poder suficiente para destruir tanques, trincheiras e construções, o drone terrestre kamikaze “ratel” aparece em um vídeo andando até um pequeno buraco e, depois, explodindo uma ponte inteira.

whatsapp invite banner

Essa gravação aconteceu na região ao redor de Bakhmut, no leste da Ucrânia. O vídeo mostra o veículo terrestre não tripulado (VTNT) se movimentando em direção a uma ponte. Devido à estrutura pequena, o dispositivo consegue entrar em uma rachadura discreta e detonar os explosivos, fazendo a construção desmoronar.

Assista aos vídeos da explosão causada pelo robô kamikaze da Ucrânia, publicado no X (antigo Twitter):

Além do impacto, o robô gera uma explosão de fogo capaz de causar danos secundários a alvos próximos. O modelo “Ratel S”, que aparece no vídeo, carrega minas antitanque e outros dispositivos explosivos.

Robô da Ucrânia é inspirado em um texugo do mel

O ratel, que dá nome ao drone suicida, é um tipo de texugo — também conhecido como texugo do mel — que, apesar da aparência dócil, é um dos animais mais ferozes da natureza. Assim como o robô da Ucrânia, capaz de destruir objetos maiores e mais perigosos, os ratéis enfrentam até mesmo leões.

Em semelhança com os texugos do mel reais, o drone pode se esgueirar em áreas de difícil acesso. Nas bases ucranianas, soldados pilotam o robô por meio de um controle remoto parecido com o joystick do PlayStation.

Segundo o criador do Ratel S, Taras Ostapchuk, o dispositivo transporta 35 quilos de explosivos e viaja a até 24 km/h. Ao site Kiev Post, o cientista ainda afirmou que o veículo “pode atravessar qualquer terreno que um jipe consiga atravessar”.

Com autonomia para funcionar de 40 a 50 minutos em velocidade média, o robô da Ucrânia consegue superar obstáculos de 20 a 25 centímetros. Vale mencionar que, apesar de mecânico, o Ratel S é imune ao bloqueio eletromagnético da Rússia.

O pequeno drone kamikaze está em processo de produção em massa e deve aparecer em toda a linha de frente da guerra.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

mais lidas da semana

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas