Ah, Finlândia! Não só eles têm um ótimo sistema de saúde pública (com plano odontológico), creches públicas de primeira linha e educação pública fenomenal em todos os níveis: agora eles têm banda larga como direito legal garantido para todo cidadão. E não é qualquer banda larga.

A partir de julho de 2010, todo finlandês receberá uma conexão de um megabit. Mas isso é só um passo intermediário para o objetivo final: em 2015, todo mundo terá disponível uma conexão de 100Mbps — isso mesmo, cem megabits por segundo.

E no Brasil? Bem, o Ministério das Telecomunicações tem um programa para levar internet banda larga para toda a zona rural até 2015. E há planos, ainda não concretos, de levar banda larga onde grandes operadoras de telefonia não querem levar o serviço. Mas banda larga ainda não é vista como necessidade essencial — como na Austrália — nem como direito legal por aqui.

Mas não chorem: os americanos lembram que, apesar de pagarem uma enormidade de impostos como os finlandeses, não têm banda larga como direito legal também — é bem mais fácil realizar isso na Finlândia do que num país 28 vezes maior e com 58 vezes mais gente. [YLE News via Into Mobile]