Ciência

Barbie Botox: filme inspira procedimento, mas médicos recomendam cuidado

Impulsionado pelo filme Barbie, a previsão é de que o mercado global de botox mais que duplique na próxima década
Imagem: Reprodução/Warner Bros.

Uma nova prática estética, conhecida como “Barbie Botox”, está se tornando um sucesso nas clínicas de estética e preocupa médicos.

O procedimento consiste na aplicação de injeções de botox nos músculos do trapézio com o objetivo de alongar o pescoço e reduzir os ombros. Tal como a boneca da Mattel. Apesar da popularidade do procedimento, médicos alertam para o perigo desse tipo de intervenção estética.

O perigo é que a aprovação dessas injeções de botox para fins cosméticos se limita apenas a procedimentos que envolvem a face, tornando o uso da injeção no trapézio perigoso.

“Quando o Botox é injetado em um músculo, ele interrompe a conexão com o nervo”, disse a médica Parisha Acharya à CNN. Além disso, pode acontecer o enfraquecimento do músculo: “Com o tempo, isso leva ao enfraquecimento e à paralisia do músculo. Indiretamente, o músculo encolhe”, alertou.

Barbie faz procedimentos explodirem

A hashtag ‘Barbie Botox’ tem atualmente mais de 7 milhões de visualizações no TikTok, onde clínicas documentam injeções em seus clientes.

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Além disso, impulsionado pelo filme, a previsão é de que o mercado global de botox mais que duplique na próxima década, atingindo US$ 36,8 bilhões até 2032.

Nos Estados Unidos, o mercado de toxina botulínica já movimentou US$ 4,58 bilhões (R$ 22,6 bilhões) em 2022. A projeção até 2030 é de US$ 6,68 bilhões em movimentação.

Após os EUA, o Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos não cirúrgicos. As cinco principais intervenções deste tipo são: toxina botulínica (43,2% do total), ácido hialurônico (28,1%) e remoção de pelos (12,8%). Redução de gordura localizada (3,9%) e fotorrejuvenescimento (3,6%) completam a lista.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

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