“Barbie” e “Oppenheimer” seguem crescendo e já ultrapassam US$ 1 bilhão

Após duas semanas nas telonas, “Barbie” arrecadou US$ 351,4 milhões na América do Norte, enquanto “Oppenheimer” somou US$ 174 milhões
Barbie
Imagem: Divulgação/Warner Bros./Universal

“Barbie” não mostrou sinais de desaceleração em seu segundo fim de semana nas bilheterias, e está próximo a se juntar ao clube dos bilhões. Isso porque, segundo informações da Variety, o filme de Greta Gerwig novamente liderou as bilheterias norte-americanas, adicionando US$ 93 milhões entre a última sexta (28) e domingo (30). 

As vendas de ingressos caíram 43% em relação à estreia e resultaram no sétimo maior segundo fim de semana da história. “Barbie” ficou atrás apenas de grandes franquias, como: “Star Wars: O Despertar da Força” (US$ 149 milhões), “Vingadores: Ultimato” (US$ 147 milhões), “Guerra Infinita” (US$ 114 milhões), “Pantera Negra” (US$ 111 milhões), “Jurassic World” (US$ 106 milhões) e “Os Vingadores” (US$ 103 milhões).

O drama histórico sombrio de Christopher Nolan também não fica para trás. Ele teve uma ótima estreia no segundo fim de semana, arrecadando poderosos US$ 46,6 milhões também entre sexta e domingo, nos EUA. De acordo com a Universal, ele se tornou o primeiro filme classificado para maiores de 18 anos a arrecadar mais de US$ 10 milhões por sete dias consecutivos – essa sequência se estendeu por 10 dias.

“Barbenheimer” 

Após duas semanas nas telonas, “Barbie” arrecadou US$ 351,4 milhões na América do Norte, tornando-se no quarto maior lançamento doméstico do ano. Globalmente, o filme da Warner Bros. arrecadou mais de US$ 750 milhões, sendo o terceiro maior filme do ano. Caso siga dessa forma, será o segundo longa de 2023 a ingressar no clube de bilhões depois do “Super Mario Bros.”, da Universal com US$ 1,34 bilhão.

Para a Warner, o segundo final de semana de “Barbie” é o maior de todos os tempos para o estúdio, e ultrapassou por muito “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, com US$ 75 milhões. Enquanto isso, “Oppenheimer” conquistou US$ 174 milhões na América do Norte e US$ 400 milhões globalmente. Com isso, superou dois esforços anteriores de Nolan, “Tenet” ($ 365 milhões) e “Batman Begins” ($ 373 milhões).

Dessa forma, o fenômeno “Barbenheimer” já ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em bilheterias de todo mundo.

“O fim de semana dois prova que o grande interesse em ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ uma semana atrás não foi por acaso”, diz Paul Dergarabedian, analista sênior da Comscore. “Ambos os filmes apresentam números de segundo fim de semana que seriam considerados sólidos como estreias e refletem duas das melhores sessões de segundo ano da história das bilheterias.”

Ainda segundo a Variety, este final de semana tem uma arrecadação 122% maior em relação a 2022 e 34% maior em relação à pré-pandemia de 2019, liderada por Rei Leão. No geral, os dois filmes caíram pouco menos que 50% em vendas de ingresso, o que, no acumulado, fez o final de semana inteiro ter apenas uma queda de 30%, se tornando um dos melhores períodos do cinema pós-COVID.

“Julho teria sido um mês morno, mas então ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ chegaram; ir ao cinema explodiu”, diz Gross. “Em uma semana, julho alcançou sua média pré-pandêmica.”

Concorrência 

Outros filmes que estrearam neste fim de semana não fizeram tão feio na bilheteria. Em terceiro lugar, “Mansão Mal-Assombrada”, novo filme da Disney com Owen Wilson e Lakeith Stenfield, fez US$ 24 milhões. Este é um número tímido se olhar sem contexto, mas que, dentro do fenômeno “Barbenheimer”, tem seu valor. 

Em quarto ficou “Sound of Freedom”, que caiu apenas 30% do final de semana anterior, acumulou US$ 13,8 milhões e agora tem US$ 150,3 milhões. “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” alcançou quinto lugar com US$ 10,7 milhões e agora tem um total global de US$ 448 milhões. 

Apesar das críticas positivas e boa recepção do público, o longa de Tom Cruise tem um orçamento de US$ 291 milhões e vai sofrer para conseguir lucros. Já o terror de baixo orçamento “Fale Comigo” gerou bonus de US$ 10 milhões, se tornando o segundo maior lançamento para a A24, seguindo “Hereditário” com US$ 13,6 milhões. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

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