O fenômeno “Barbenheimer” é real! Isso porque o público compareceu em peso nos cinemas para assistir o lançamento simultâneo de “Barbie” e “Oppenheimer”. Segundo a Variety, juntos os filmes de Greta Gerwig e Christopher Nolan fizeram mais de US$ 235 milhões no primeiro final de semana — marcando a 4ª maior bilheteria de final de semana da história nos EUA.
Nos cinemas norte-americanos, “Barbie” faturou US$ 155 milhões em seu primeiro final de semana, um recorde para filmes dirigidos por mulheres. Já “Oppenheimer”, uma cinebiografia com 3 horas de duração, conquistou US$ 80 milhões. Os valores são bem superiores às expectativas iniciais, que apontavam US$ 100 milhões para o longa da boneca e US$ 45 milhões da produção sobre o pai da bomba atômica.
A Variety aponta que boa parte do público se recusou a escolher entre os filmes e assistiram ambos no mesmo dia. “Este é um fim de semana inequivocamente ótimo para ir ao cinema”, diz David A. Gross, que dirige a empresa de consultoria cinematográfica Franchise Entertainment Research. “’Barbie’ e ‘Oppenheimer’ se complementam nas bilheterias, não tirando audiência um do outro.”
O sucesso do “Barbenheimer”
Pela primeira vez, as bilheterias americanas foram lideradas por uma produção que arrecadou mais de US$ 100 milhões ao mesmo tempo que a vice-liderança ficou acima de US$ 50 milhões. Vale lembrar que os três melhores finais de semana de todos os tempos são de sequências de grandes franquias, com “Vingadores: Ultimato”, “Vingadores: Guerra Infinita” e “Star Wars: O Despertar da Força”.
O longa de Greta Gerwig inspirado na conhecida boneca chegou a ser exibido em 4.243 cinemas norte-americanos. Já o drama sobre pai da bomba atômica esteve em exibição em 3.610 cinemas, sendo a melhor estreia de Christopher Nolan. Além disso, os dois filmes receberam boas avaliações no Rotten Tomatoes (90% para “Barbie” e 94% para “Oppenheimer”), além de qualificação “A” no CinemaScore.
“Os estúdios ofereceram ao público duas histórias originais, inteligentes e únicas que foram feitas para a tela grande”, diz Michael O’Leary, presidente e CEO da Associação Nacional de Proprietários de Teatros, a organização comercial do setor. “As pessoas reconheciam que algo especial estava acontecendo e queriam fazer parte disso.”
O cor de rosa dominando
No fim das contas, o marketing pesado de “Barbie” valeu a pena. Isso porque nas bilheterias internacionais, o filme somou US$ 182 milhões, somando US$ 337 milhões globalmente, e tendo como orçamento apenas US$ 145 milhões. Por outro lado, “Oppenheimer” custou US$ 100 milhões para ser feito, e internacionalmente somou US$ 93,7 milhões, totalizando US$ 174 milhões em todo o mundo.
Importante lembrar que entre seus muitos recordes, “Barbie” também marcou a maior abertura de um longa dirigido por uma mulher. Anteriormente, “Capitã Marvel”, codirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, já detinha o título com US$ 153 milhões em 2019. Enquanto “Mulher Maravilha”, de Patty Jenkins, era o recordista de um filme dirigido exclusivamente por uma mulher com US$ 103 milhões em 2017.
“Barbie” alcançou vários outros recordes de bilheteria, incluindo o maior fim de semana de estreia do ano – superando “Super Mario Bros.” que conquistou US$ 146 milhões. Além disso, ainda segundo a Variety, o público que viu o longa era 65% feminino e 40% menores que 25 anos. Isso é notável, já que os homens geralmente representam a maioria quando um filme gera mais de US$ 100 milhões na estreia.
Concorrência em queda
Quem não deve ter gostado do fenômeno “Barbenheimer” é Tom Cruise. Isso porque, “Missão: Impossível: Acerto de contas – Parte 1” sofreu uma queda de 64% em seu segundo final de semana, arrecadando apenas US$ 18,8 milhões. O sétimo filme da franquia gerou US$ 118,7 milhões na América do Norte e US$ 370 milhões globalmente até o momento.
Enquanto isso, “Indiana Jones e a Relíquia do Destino“, da Disney, ficou na lanterninha, arrecadando apenas US$ 6,7 milhões em 2.885 cinemas norte-americanos. Após quatro semanas nas telonas, o filme de ação e aventura de Harrison Ford arrecadou US$ 159 milhões no mercado interno. Por outro lado, no mundo todo, ele somou US$ 335 milhões.