Ciência

Batata-doce não é mais nutritiva que batata branca, entenda

Você pode ter ouvido dizer que as batatas-doces têm muito mais nutrientes do que as batatas brancas. Na internet, junto ao frango, a batata-doce compõe a refeição cotidiana das pessoas consideradas fitness: uma combinação ideal de carboidrato e proteína. Contudo, na realidade, ambas as batatas são muito nutritivas, ainda que de maneiras diferentes. Quebrando os […]
Imagem: Juno Jo/ Unsplash/ Reprodução

Você pode ter ouvido dizer que as batatas-doces têm muito mais nutrientes do que as batatas brancas. Na internet, junto ao frango, a batata-doce compõe a refeição cotidiana das pessoas consideradas fitness: uma combinação ideal de carboidrato e proteína.

whatsapp invite banner

Contudo, na realidade, ambas as batatas são muito nutritivas, ainda que de maneiras diferentes.

Quebrando os mitos sobre os tipos de batatas

Quando cada tipo de batata é analisada individualmente, há apenas diferenças sutis nos nutrientes que oferecem. De modo geral, elas não são boas fontes de proteína, uma vez que possuem pouca quantidade – cerca de 2 gramas em ambos os casos.

Em relação à gordura, contanto que você não as frite, pode ficar tranquilo. Tanto a batata-doce quanto a batata branca possuem muito pouco desse nutriente em sua composição, aproximadamente 0,5 gramas.

Na contagem de calorias, o cenário muda um pouco. Uma batata branca média contém aproximadamente 150 calorias, enquanto uma batata-doce média contém cerca de 100 calorias.

Ainda assim, isso não é significativo, porque ambas são fontes de carboidratos com baixas calorias, que é o que grande parte das pessoas em dieta procuram.

No que diz respeito à quantidade de carboidratos, também há pouca diferença. Enquanto uma batata-doce média tem cerca de 23 gramas de carboidratos, a branca tem aproximadamente 26 gramas. 

No entanto, você pode estar preocupado com o índice glicêmico (IG), que mede o quanto um alimento afeta o açúcar no sangue. Contudo, dependendo do método de cozimento e do tipo de batata, este valor pode variar. 

Por exemplo, ambos os tipos de batatas podem ter um IG mais baixo se forem cozidos. Já ao assar, o índice glicêmico aumenta significativamente. 

Por fim, a única diferença considerável entre ambos os tipos desse alimento é a quantidade de vitamina A. Em sua versão alaranjada, as batatas-doces têm uma grande quantidade de betacaroteno, que é um precursor dessa vitamina.

No entanto, ambos os tipos de batatas fornecem quantidades consideráveis de vitamina C, B6, potássio, cálcio e magnésio.

É preciso escolher?

Não deixe de consumir um alimento que também é bastante nutritivo por estereótipos sem fundamento. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação saudável deve atender a diversos princípios, entre eles a variedade.

Se a preocupação é a absorção de carboidratos, ganho de calorias e resposta glicêmica, indica-se que as pessoas combinem o consumo de batatas com o de outros alimentos ricos em fibras. De modo geral, as fibras ajudam a digerir os açúcares das batatas e promovem a saciedade.

Além disso, combinar a ingestão de batata-doce ou batata branca com fontes de proteína ajudam a retardar a resposta glicêmica, o que é muito importante para pessoas com diabetes.

Dessa forma, uma batata não merece mais destaque que a outra. Basta que uma pessoa saiba aproveitá-las da maneira mais adequada possível.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas