_Cultura

“Batman” alcança 2ª melhor bilheteria com a pré-estreia; veja as avaliações

"The Batman" caiu no gosto da crítica especializada em cinema e alcançou avaliações positivas, só ficou atrás do "Cavaleiro das Trevas", de 2008. Confira!

Batman

Imagem: Divulgação/Reprodução Warner

Um dos filmes mais esperados do ano, finalmente chegou às telonas dos cinemas. “The Batman”, novo filme do herói protagonizado por Robert Pattinson, estreia nesta quinta-feira (03) e, até surpreendentemente, foi aclamado pela crítica especializada. 

“Batman” foi oficialmente apresentado para a imprensa mundial nesta segunda-feira (28), quando as primeiras críticas foram publicadas, e o longa está atualmente com 86% de aprovação no site especializado Rotten Tomatoes.

Com um total de 214 avaliações computadas, “Batman” recebeu a certificação Fresh no Rotten Tomatoes. A nota média ficou em 8,2/10, considerada alta para os padrões do site.

O longa-metragem dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson abriu com 94% de nota agregada. Pouco depois, o filme subiu dois pontos, para 96%. No entanto, conforme mais críticas foram sendo adicionadas, a média caiu um pouco e estabilizou-se em 89% na tarde de segunda-feira (28). 

As críticas de “Batman” foram variando de acordo com opiniões que iam sendo adicionadas. E agora, até o momento desta publicação, está com 86% com 214 comentários especializados no total. Vale destacar que a nota pode variar para mais ou para menos após algum tempo de acordo com novas avaliações. 

Avaliações de Batman (no momento de publicação desta matéria)

Segundo parte dos críticos da plataforma, o longa de Matt Reeves “conta uma história sólida” do Homem-Morcego e é uma das “representações mais realistas” do personagem. 

A avaliação do The Hollywood Reporter diz que “é noturno e cheio de corrupção e caos”. A publicação ainda revela que o filme não tem tons de humor, mas “em nenhum momento, durante as três horas de duração, a atenção vagou”.

Em uma outra crítica, a Variety avaliou que o filme está “entre os melhores do gênero, mesmo que –ou mais apropriadamente, porque– o que torna o filme tão grande é sua vontade de desmontar e interrogar o próprio conceito de super-heróis”.

“Reeves adora esses ambientes apocalípticos sem saída e se delicia com esse brinquedo com o cálculo moral das narrativas típicas de heróis. Ele nos deu um Batman em que ele mesmo pode acreditar, para não mencionar um Batman que parece certo para nossos tempos”, avaliou a revista Empire.

A produção trata-se do segundo melhor desempenho para um longa-metragem do herói, ficando atrás apenas de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, que conseguiu 94% de aprovação e nota média 8,6/10. Por outro lado, “Batman Begins”, que deu início à franquia de Christopher Nolan, chegou com 84% de aprovação e nota média 7,6/10.

E não para por aí! Com pré-estreia em 25 salas do Brasil, dados divulgados pela Comscore mostram que o longa-metragem dirigido por Matt Reeves levou 370.870 brasileiros ao cinema, arrecadando 7,48 milhões de reais, entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março. 

Com isso, “Batman” ficou atrás apenas de “Uncharted – Fora do Mapa”, com R$ 7,92 milhões. A pré-estreia do novo filme da DC ficou acima de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”, que arrecadou R$ 1,95 milhão no feriado —o filme estreou em dezembro do ano passado. A produção teve a segunda melhor bilheteria do feriado de Carnaval apenas com a arrecadação da pré-estreia na terça-feira (01). 

Além de Robert Pattinson como protagonista, o elenco conta com nomes como Paul Dano (Charada), Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), Andy Serkis (Alfred) e Colin Farrell (Pinguim).

Vale lembrar que o filme acompanha os primeiros anos do jovem bilionário Bruce Wayne como Batman. O vigilante vira a única personificação de vingança para os cidadãos de Gotham City. Confira o trailer:

Sair da versão mobile