BC anuncia vazamento de 2,1 mil chaves Pix, o segundo em 15 dias

É o terceiro incidente de segurança com o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, que estreou no Brasil em outubro de 2020
pix
Agência Brasil / reprodução

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (3), um novo vazamento de dados de “natureza cadastral” do PIX. 2,1 mil chaves de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A foram vazadas. 

Esse é o terceiro incidente de segurança com participantes do sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central — e o segundo em menos de duas semanas. No dia 21 de janeiro, o BC informou que 160 mil chaves cadastrais haviam sido vazadas. E em setembro do ano passado cerca de 414.526 chaves Pix foram expostas.

Ao contrário das duas primeiras vezes em que o BC explicou a causa dos vazamentos, o atual foi provocado por falhas pontuais nos sistemas das instituições. Desta vez, nenhuma instituição deu detalhes do que levou ao incidente. 

O BC afirmou novamente que os dados expostos não eram sensíveis e informou que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi avisada e que as pessoas afetadas serão notificadas. 

“Apesar da baixa quantidade de dados envolvidos, o BC sempre adota o princípio da transparência nesse tipo de ocorrência. Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a ANPD [Autoridade Nacional de Proteção de Dados] foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas”, informou a instituição.

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas