Atualmente, a maior parte dos smartphones high-end com Android usa o processador Qualcomm Snapdragon 600, mas outro chip anunciado no começo deste ano deve começar a aparecer em breve em dispositivos: o Snapdragon 800. Agora, os primeiros benchmarks deste chip surgiram – e a sua GPU promete deixar os concorrentes para trás.

O AnandTech tem uma série de números comparando CPU e GPU do Snapdragon 800 com processadores como o Snapdragon 600, Apple A6 e A6X, e os Exynos 5 Dual e Octa, e eles foram analisados pelo Ars Technica. O que eles deixaram bem claro é que, por mais que a CPU seja apenas uma modesta atualização em relação à CPU do 600, a GPU é muito mais potente. Em primeiro lugar, os resultados de CPU:

original (1)

O Snapdragon 800 se mantém próximo ao desempenho do Tegra 4, mas não consegue superá-lo. Mas quando olhamos para a GPU, a história é bem diferente:

original

Aqui, o 800 supera tanto o Tegra 4 quanto o A6X – o que é impressionante considerando que tablets com Tegra 4 ainda não foram lançados e a Apple geralmente está à frente da concorrência em gráficos. A única coisa a ser ponderada aqui – além da promessa de grande desempenho de GPU – é o consumo de energia. A Qualcomm alega que estará próximo ao que faz o 600, mas é bom duvidar um pouco disso – vamos esperar dispositivos serem lançados para conferir. [Anandtech via Ars Technica]

Gráficos via ArsTechnica