O processador Snapdragon S4 Pro da Qualcomm vem nos surpreendendo com a sua velocidade em aparelhos como o Nexus 4 e HTC Droid DNA, e por isso mal podemos esperar para conhecer seus irmãos mais velhos.

O Snapdragon 800 possui um processador quad-core Krait 400, que pode chegar a até 2,3 GHz por núcleo.

Para colocar isso em perspectiva, os MacBook Pro com tela Retina mais básicos vêm com um processador de 2,3 GHz (embora, obviamente, a performance não dependa apenas dessa frequência). Isso quer dizer o seguinte: smartphones e tablets estão prestes a ficar muito mais rápidos.

O 800 também possui um chip gráfico Adreno 330, que diz dobrar o desempenho gráfico em relação ao modelo anterior (o Adreno 320). Ele suporta LPDDR3 RAM de 2x32bit a 800 MHz – com largura de banda de memória de 12,8 Gbps. E terá suporte a reprodução e gravação de vídeo UltraHD (resolução 4K) com som surround 7.1 (a gravação depende da câmera do aparelho, claro). Dois processadores de imagem suportam até quatro câmeras ao mesmo tempo, e permitem a captura de fotos em 3D, ou de uma fusão de fotos que gera imagens de até 55 megapixels.

A Qualcomm diz que vai oferecer tudo isso, além de 4G LTE e Wi-Fi 802.11ac para downloads mais rápidos, e um aumento na duração da bateria. Nós mal podemos esperar para ver como isso se compara ao Nvidia Tegra 4, com seus insanos 72 núcleos no chip gráfico (e quatro no CPU). O Snapdragon 800 vai aparecer nos dispositivos móveis em meados de 2013.

Há também o Snapdragon 600. Ele tem um processador quad-core Krait 300 rodando a até 1,9 GHz, chip gráfico Adreno 320 e memória RAM LPDDR3. Ele pode não ser tão robusto como o 800, mas ainda soa como uma melhoria em relação ao S4 atual, e também promete maior duração da bateria. Nós vamos começar a vê-lo nos dispositivos no segundo trimestre de 2013.

Sério, os smartphones estão ficando incríveis demais. [Qualcomm]